Colunas
Moro depõe dia 16 de novembro e poderá ser cassado pelo TRE

Moro depõe dia 16 de novembro e poderá ser cassado pelo TRE

Audiência de Moro, prêmios a Haddad e Campos Neto e a polêmica saída da unidade dos Bombeiros de Morretes. Leia na coluna Pedro Ribeiro.

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 12 de outubro de 2023 - 19:29

O ex-juiz federal e hoje senador pelo Paraná, Sergio Moro (UB), deve depor no dia 16 de novembro. A audiência foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O desembargador Dartagnan Serpa Sá, do TRE paranaense, marcou a audiência no âmbito de duas ações movidas pelo PT de Lula e pelo PL de Jair Bolsonaro que podem levar à cassação do mandato do ex-juiz federal da Lava Jato. O relator marcou o depoimento de Sergio Moro, por videoconferência, mas também abriu a possibilidade de o parlamentar prestar a oitiva presencialmente.

Candidatos que querem a vaga de Moro no Senado

Com a data da audiência, pré-candidatos ao Senado Federal, caso Moro seja cassado, intensificaram neste final de semana as suas campanhas à vaga se for realizada eleição suplementar. O deputado federal, Ricardo Barros (PP), já manifestou intenção de concorrer ao Senado, o mesmo acontecendo com a deputada federal, Gleisi Hoffmann, do PT. Há informações também de que o ex-governador e deputado federal, Beto Richa (PSDB) também concorra à vaga.

Haddad e Campos Neto recebem prêmio como “Melhores do Ano”

Por mais críticas que recebam em suas respectivas funções dentro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, figuram como gestores qualificados em seus cargos. Acabam de serem eleitos os “melhores do ano” na América Latina pela revista LatinFinance. O anúncio foi feito na quarta-feira (11/10).

Haddad foi reconhecido pela publicação por sua “habilidade em fazer as reformas com um estilo pragmático e moderado em um ambiente ainda polarizado no Brasil”, diz a revista. O resultado, segundo a LatinFinance, tem sido positivo para o Brasil, com crescimento econômico acima do esperado e inflação mais controlada.

Como membro proeminente de um governo de esquerda, sua primeira missão foi convencer os investidores de que seguirá uma agenda política fiscalmente responsável”, diz a LatinFinance sobre Haddad.

O presidente do Banco Central, Campos Neto, que, por várias vezes teve que suportar pesadas críticas da ala radical do governo, foi premiado por sua atuação à frente da autoridade monetária. Segundo a revista, graças à prudência e à independência do BC, o Brasil pôde iniciar o ciclo de queda da taxa básica de juros antes de algumas das principais economias do mundo. Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano, depois de duas reduções consecutivas de 0,5 ponto percentual, em agosto e setembro. (Publicado no Metrópoles).

Querem tirar a Unidade dos Bombeiros de Morretes

Foi intenso o debate nesta quarta-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Morretes. Motivo: querem tirar a Unidade do Corpo de Bombeiros da cidade, instalada há mais de 20 anos, e têm reações contrárias da sociedade. A Unidade dos Bombeiros fica na Reta do Porto de Cima e tem contribuído significativamente para auxiliar nas ações de reparação dos danos causados pelas enchentes e deslizamentos de morros na Mata Atlântica.

Compartilhe