Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Morre em Curitiba, Alfredo Stratmann, ícone do DER

Morrem em Curitiba José Alfredo Gomes Stratamann, ex-diretor do DER e da Agepar. Trabalhou com Heinz Herwig, Pepe Richa e por último na Agepar.

Pedro Ribeiro - 16 de fevereiro de 2022, 17:37

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

 


A “Divisão Panzer” perde mais um de seus valentes soldados. Morreu nesta quarta-feira (16), o geólogo Alfredo Stratmann, 72 anos, nascido em Porto Alegre, vítima de infecção pulmonar. O almoço das terças-feiras também não será o mesmo. É neste encontro que revivemos as façanhas nas estradas do DER e da vida. Faço parte.


Stratmann, gremista de carteirinha, foi Diretor-Administrativo e Financeiro do DER na gestão do ex-secretário dos Transportes, Heinz Herwig, conhecido como “Alemão, Comandante da Divisão Panzer do DER”, por três gestões, além de manter a mesma função na gestão Pepe Richa.
Ele também foi diretor e presidente interino da Agepar – Agência Reguladora do Paraná. 

Sempre de bom humor e com respostas na ponta da língua, Stratmann foi protagonista de várias passagens pelo DER. Além de diretor, era paraquedista que movimentava as inaugurações de estradas no interior do Estado.

Lembro de uma, que contei no livro “O Alemão”, quando na cidade de Pato Bragado, enquanto o comunicador Carlos Massa (Ratinho), fazia as apresentações das autoridades no palanque, com a presença do governador Alvaro Dias, Stratmann dava voltas na cidade com um monomotor para saltar de paraquedas. Era surpresa.

Povo reunido em frente ao palanque, Ratinho anuncia: ...atenção pessoal… agora vai cair hominhos do céu. E la vem o Stratmann. Por infelicidade, errou nos cálculos e desceu cerca de 500 metros do palco. O povo deixou o governador e o Alemão, Heinz Herwig, sozinhos na praça para ver o paraquedista.

Temos muitas histórias do Stratmann que certamente vão ficar em nossas memórias. E encerro com esta: O Alemão estava muito preocupado e reuniu a “turma” em seu gabinete. Perguntou ao Stratmann: “Strati! Preciso de uma ideia e que seja, acima de tudo, boa?”. E eis que veio a resposta: “Pô, Alemão, além de uma ideia, ainda tem que ser boa. Só quer ganhar de goleada...”.

Vá com Deus Stratmann e nos nossos almoços você sempre será lembrado por mim, pelo Heinz, Ribas, Mauricio, Dalton, João Batista, Ney, Kuster...