Colunas
Na Band, um debate de candidatos que querem mudar o Paraná

Na Band, um debate de candidatos que querem mudar o Paraná

No debate, hoje, na Band Curitiba, um diferencial: a presença de nove partidos onde todos os candidatos terão a mesma oportunidade para exporem suas ideias e propostas

Pedro Ribeiro - domingo, 7 de agosto de 2022 - 09:44

 

De repente despertou no Brasil um sentimento de defesa da democracia e das instituições democráticas. Grande parte da população brasileira respira, hoje, política e discute política, não apenas nas universidades, mas nas ruas, nos bares e até em casa. 

O tom da discussão se elevou após a reunião do presidente com embaixadores, o que levou a sociedade civil a editar a Carta em Defesa da Democracia que, hoje, já passou de 600 mil assinaturas e ganhou a adesão da classe empresarial.

Ao lado da carta, uma das iniciativas mais importantes na discussão política e do Estado Direto Democrático, é o debate na TV entre os candidatos que disputam, principalmente eleições majoritárias. Isto não apenas aflora, mas amplia o posicionamento político da população.

Hoje, domingo, 07 de agosto, há dois meses das eleições, temos o primeiro debate político entre candidatos ao Governo do Estado do Paraná a ser realizado pela TV Bandeirantes de Curitiba, pioneira nesta iniciativa há décadas.

É uma oportunidade para que os eleitores possam conhecer os candidatos e suas propostas à frente dos mandatos, sejam no Legislativo ou no Executivo. Este debate se constitui em oxigênio das campanhas eleitorais. A partir dele pode-se desenhar os rumos de uma campanha, com erros e acertos.

O debate é uma ferramenta para a construção de opiniões políticas, dos rumos de uma sociedade democrática. O confronto permite uma avaliação, por parte dos eleitores, dos candidatos aos quais vão escolher para desenharem os destinos do Estado e da Nação.

Neste domingo, à partir das 21 horas, na sede da TV Bandeirantes, estarão presentes nove candidatos ao Governo do Estado. Embora não tenhamos a participação do governador Ratinho Junior (PSD), que estará ausente por compromissos assumidos em Maringá, o debate não deixará de ser um instrumento de importância para se discutir propostas ao um novo Paraná.

Dirigentes da TV Bandeirantes e organizadores do debate apostam no sucesso da discussão política, porque tem um diferencial: a presença de nove candidatos, de pequenos e grandes partidos, que querem expor suas ideias e propostas aos eleitores paranaenses. Com isso, não apenas grandes partidos, como PT, de Roberto Requião e PSD de Ratinho Junior, poderão expor suas posições, mas os chamados pequenos que estariam, hoje, plantando sementes para colherem no futuro.

Não se iludam, portanto, que, por exemplo, a ausência de Ratinho Junior vai enfraquecer o debate. Pelo contrário, abrirá mais espaço para que outros políticos possam difundir suas ideias represadas ao longo de suas carreiras políticas. 

O debate na Band Curitiba tem tudo para fortalecer a democracia e inspirar os paranaenses a escolherem de maneira correta seu próximo inquilino no Palácio Iguaçu.

O debate e suas regras na Band Curitiba

Johan Gaissler
 

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná será realizado na noite deste domingo (7). O encontro será realizado e transmitido pela Band para todo o estado, a partir das 21 horas. 

Os postulantes ao Palácio Iguaçu nas eleições de 2 de outubro vão discutir propostas ao estado. A mediação será da jornalista Alessandra Consoli e o evento terá três blocos, distribuídos da seguinte maneira:

Primeiro bloco: apresentação inicial dos candidatos e duas rodadas de perguntas e respostas

Segundo bloco: uma rodada de perguntas e respostas

Terceiro bloco: considerações finais

Nas rodadas de perguntas, a dinâmica acontecerá através de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O debate da Band vai marcar o início da corrida eleitoral na prática e é uma maneira do eleitor e da eleitora conhecerem melhor os concorrentes para representar a sociedade.

 

 

 

 

Compartilhe