Pedro Ribeiro

Embora acompanhem com expectativas e até preocupação os movimentos da política nacional e estadual, com a proximidade das eleições onde serão escolhidos o Presidente da República e governadores, empresários paranaenses estão, hoje, mais interessados em realizar negócios internacionais.

Por este motivo, está sendo coroado de êxito o II Seminário de Negócios Internacionais do Paraná, onde estão participando perto de 500 pessoas no Campus da Indústria do Sistema Fiep. Na pauta, os desafios e perspectivas dos negócios internacionais do Paraná. O encontro é Organizado pelo World Trade Center (WTC) Curitiba e conta com a presença de representantes diplomáticos, empresários e lideranças do Estado.

Nesta quinta-feira, o presidente do Sistema Fiep, empresário Carlos Valter Martins, observou que eventos de fomento ao comércio exterior e à internacionalização de empresas devem ser sempre incentivados. “Essa relação com o WTC, com representantes de embaixadas e agências de fomento produzem um ambiente muito próspero de negócios para a indústria do nosso estado”, afirmou.

Segundo Valter Martins, “a ação de um agente complementa a do outro. Um exemplo: sabemos que vinhos importados são excelentes, mas temos vinhos brasileiros e paranaenses de primeira qualidade. Sempre fazemos essa preferência em nossos eventos na Fiep. São ações que ajudam a incentivar e dar visibilidade à nossa indústria, em especial quando temos convidados estrangeiros”.

Promoção da interação produtiva

“Neste importante momento de retomada econômica, a internacionalização de empresas é, sem dúvida, uma boa alternativa estratégica que garante a vantagem competitiva frente aos concorrentes”, analisa Sandra Comodaro, da Comodaro Associados.

A presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu disse que “é uma alegria realizar este evento presencialmente na casa da indústria. Curitiba foi o primeiro WTC consolidado na região Sul, que conta ainda com os WTCs Joinville e Porto Alegre. Gostamos de negócios internacionais e queremos liderá-los por meio do Sul do Brasil. Por isso, trouxemos os nossos cinco grupos temáticos de competitividade para participar dos painéis nesses dois dias de evento.” Segundo ela, o evento foi criado em 2021 para p