Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

No Senado, PT ameaça boicote ao governo

Luz amarela no Palácio do Planalto. O presidente interino do Senado Federal, Jorge Viana (PT-AC), teria avisado que susp..

Pedro Ribeiro - 06 de dezembro de 2016, 10:06

Luz amarela no Palácio do Planalto. O presidente interino do Senado Federal, Jorge Viana (PT-AC), teria avisado que suspenderá toda a pauta de votações dos projetos de interesse do governo – PEC do teto de gastos, Lei de Licitações e Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO). “O PT não deixará ele tocar a pauta do governo que derrubou o governo deles”, disse Viana em reunião na casa do presidente afastado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Renan Calheiros se recusou a ser notificado na noite de ontem e marcou para esta terça-feira, as 11 horas, na presença da Imprensa, o recebimento da notificação da liminar do ministro Marco Aurélio Mello. Aliados avaliam que Renan pode fazer um discurso duro em resposta ao afastamento, em mais uma etapa no enfrentamento com o Judiciário.

- O Momento é gravíssimo . Nós não podemos, de jeito nenhum nos precipitarmos, porque o País está vivendo um momento muito difícil do ponto de vista econômico. A crise política se intensifica e os reflexos para a população são danosos, disse Jorge Viana, segundo publicou O Globo.

O afastamento de Calheiros deixou o Palácio do Planalto apreensivo. O governo esperava finalizar a aprovação da PEC do teto de gastos na próxima terça-feira, e teme que o calendário possa ser alterado com a entrada do petista na presidência interina da Casa. A decisão acontece após dias de turbulenta relação entre o Judiciário e o Legislativo, deflagrada pela aprovação de um pacote anticorrupção na Câmara que desfigurou medidas apresentadas pelo Ministério Público. O Planalto não se manifestou sobre a decisão, mas, quando a notícia chegou ao centro do poder, o clima de apreensão se instalou.pedro.ribeiro