Geral
O Brasil precisa de homens sábios na política

O Brasil precisa de homens sábios na política

Política é para sábios, como dizia Platão. O Brasil precisa de pessoas, ou políticos, compromissados com a verdade, honestidade e ética, para poder avançar

Pedro Ribeiro - sexta-feira, 19 de agosto de 2022 - 12:50

Como pode uma sociedade ser salva, ou ser forte, se não tiver à frente seus homens mais sábios?”. (Platão).

Sabedoria, dignidade, caráter e honestidade, são requisitos básicos para qualquer homem ou mulher que se aventurem no pantanoso terreno da política que se move como areia movediça a cada dia que passa, onde os acidentes são mais perceptíveis e com mais intensidade agora, às vésperas de mais uma eleição. 

Ao longo de quatro anos a sociedade brasileira, que depositou sua confiança com sua única arma democrática e de cidadania, o seu voto, em seus políticos, chega ao final do período com a mesma sensação ou frustração de que nada ou pouco adiantou acreditar e acabou vendo um governo que não governa e ordena sem liderar e que procura a si mesmo o bem total.

Novamente estamos diante de uma eleição onde os candidatos não inovam e mantém uma pobreza de propostas e de conteúdos o que não nos fazem enxergar, ou pelo menos, nos deem uma perspectiva de mudança para nos tirar desse buraco em que nos meteram. Pobreza, inflação, desemprego, educação de péssima qualidade, saúde a desejar e falta de infraestrutura básica de saneamento básico, rodovias, entre outros.

Não podemos ser levianos, no entanto, ao ponto de generalizar, pois sabemos que existem, no Congresso Nacional, em governos estaduais e assembleia legislativas, também pessoas compromissadas com honestidade de propósitos, compromisso com a ética e a verdade e, acima de tudo, com respeito à cidadania e à democracia.

Entre estes congressistas está o senador Alvaro Dias, candidato à reeleição, que já governou o Paraná e suas obras ainda são lembradas até hoje, depois de 30 anos. 

No Senado Federal, Alvaro Dias não usa dinheiro para bancar sua moradia ou itens que compõem sua sobrevivência com recursos dos cofres públicos. Nunca participou do chamado balcão sujo de negócios, nunca usou o vergonhoso “centrão” para fazer política, sempre esteve a procura de uma nova ordem social para o Brasil. Procura a verdade, limpa e pura.

Durante seu mandato, foi voz forte contra a corrupção, fim do foro privilegiado e sempre esteve à frente de políticas públicas que visem o direito a uma vida digna que tem sido sonegada a milhões de brasileiros, mais de 30 milhões passando fome. Nunca deixou de trazer recursos para o Paraná, seja na área do agronegócio, da saúde e da educação.

Ao lado de Alvaro Dias, também destaco o trabalho do senador Oriovisto Guimarães que vem alertando, ao longo dos quatro anos em que está no Congresso Nacional, a derrocada da economia, prevendo um futuro sombrio para o Brasil. “A incompetência tem um preço alto e nós, povo brasileiro, teremos que pagá-lo nos próximos anos”, pontuou Guimarães em recente pronunciamento.

Oriovisto Guimarães também disse que o senador Alvaro Dias foi um dos congressistas que o estimulou no Congresso Nacional, pois é um cidadão íntegro, honesto e uma liderança nata. “Ele nos mostrou que o Brasil tem solução”. 

Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flavio Arns, os três senadores paranaenses, certamente nunca conviveram com política daninha.

Como disse Platão, política é para os homens sábios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe