Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

O primeiro grande teste de Ratinho Junior

  Quando desembarcar nesta semana, em Cascavel, o governador Carlos Massa Ratinho Junior estará diante ..

Pedro Ribeiro - 03 de fevereiro de 2019, 10:57

Foto: AEN
Foto: AEN

 

 

Quando desembarcar nesta semana, em Cascavel, o governador Carlos Massa Ratinho Junior estará diante de uma região altamente politizada, onde suas lideranças, tanto nos executivos municipais quanto seus representantes no legislativo estadual, poderão contribuir para um norte promissor na sua gestão no Palácio Iguaçu.

No Show Rural, o maior evento do agronegócios da América Latina, o governador, seus secretários, diretores de autarquias e assessores, estarão literalmente instalados em uma barraca, de portas abertas, para atender não apenas prefeitos, empresários e lideranças classistas regionais, como o povo. Ratinho Junior gosta de conversar diretamente com o povo.

Não será uma semana fácil, pois o que mais ouvirá serão reclamações de recursos previamente liberados e que não chegaram ao destino e muitos pedidos. São demandas dos municípios, como infraestrutura rodoviária, saneamento básico, habitação, saúde, educação e principalmente segurança pública.

Nesta semana, como disse, Ratinho Junior será uma espécie de ouvidor e poderá, efetivamente, sentir o drama dos municípios após sua eleição ao Palácio Iguaçu. Caberá a ele e seus técnicos, reajustarem orçamentos para, no caso, atender às reivindicações. Não sei se consegue remanejar orçamento, mas com a economia de 20% que deverá ter com o enxugamento da máquina pública, certamente sobrará recursos para atender as emergências.

De Cascavel, Ratinho Junior deverá transferir seu governo também para outras regiões do Estado e, aos poucos, descobrindo as demandas de cada região para, efetivamente, tomar decisões em relação a captação de recursos para atender a todos. Não será uma tarefa fácil, mas uma prova de fogo.