Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Pesquisa mostra que Lava Jato cometeu excessos

 A Operação Lava Jato, hoje, com alguns revés devido, principalmente, a determinações do Supremo Tribunal Fe..

Pedro Ribeiro - 15 de outubro de 2019, 17:35

 

A Operação Lava Jato, hoje, com alguns revés devido, principalmente, a determinações do Supremo Tribunal Federal que questiona algumas ações desencadeadas pelo Ministério Público e Polícia Federal, foi tema de entrevista da XP Investimentos.

Aqueles que consideram que a Lava Jato cometeu excessos e apoiam a revisão de decisões foi de 38% a 40%. Já os entrevistados que não veem nenhum abuso na operação foram de 38% a 36%. Aqueles que admitem ter ocorrido excessos, mas respondem que “o resultado valeu a pena” foram de 16% a 14% de agosto a outubro.

Segundo o levantamento, 54% acreditam que a Lava-Jato cometeu excessos: 14% ressaltam que os resultados valeram a pena, enquanto 40% defendem que algumas decisões tomadas devem ser revistas.

Dos entrevistados, 36% dizem que a operação não extrapolou suas competências e 10% não responderam ao questionamento. A posição contrária à revisão de decisões permanece majoritária. É o que indica a soma das respostas 1 (“a Lava-Jato cometeu excessos, mas o resultado valeu a pena”) e 2 (“a Lava-Jato não cometeu excessos ao combater a corrupção”).

A pesquisa realizada pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), aponta que 46% da população espera um governo “ótimo” ou “bom” até o fim do mandato. Já os pessimistas correspondem a 31% dos entrevistados.