Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Pesquisas agora só com registro eleitoral. Na Data Veritas, Ratinho tem 48,7% ao Governo e Alvaro 52,4% ao Senado

 Com o ano eleitoral que se inicia e pleito marcado para outubro, vários políticos, candidatos ao Executivo ..

Pedro Ribeiro - 07 de janeiro de 2022, 13:39

 

Com o ano eleitoral que se inicia e pleito marcado para outubro, vários políticos, candidatos ao Executivo estadual, às Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado, buscam medir nas pesquisas seus potenciais eleitoral. Como a maioria dessas pesquisas têm uma intenção, ou um interesse, são estimuladas e atende ao contratante.

A partir de agora, as pesquisas só poderão ser divulgadas com prévio registro na Justiça Eleitoral. Portanto, fim da “festa dos levantamentos e consultas de intenções de votos sobre candidatos”. Só com registro, a não ser as pesquisas “tracking” que servem apenas para monitorar o nome do candidato. Normalmente são feitas pelos governos e empresas.

O Instituto Data Veritas, ligado à Uninter, anuncia que publicará pesquisas mensais, com registro prévio na Justiça Eleitoral e destaca os números da última pesquisa realizada no ano passado para o Governo e Senado, no estado do Paraná: o atual governador Ratinho Junior (PSD) está com 48,7% e o atual senador e candidato à reeleição, Alvaro Dias (Podemos) conta com 52,4% das intenções de votos.

O senador Alvaro Dias, que lidera na Data Veritas ao Senado, disse que só vai se pronunciar sobre candidatura e pesquisas a partir do mês de março. No entanto, vem mantendo contatos com suas bases eleitorais nos municípios. Em relação à pesquisa Data Veritas, informou que teve conhecimento, também, de outras três pesquisas – RIC, MDB e PL – e que todas estariam com números parecidos.