Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

PIB do Paraná cresce 2,5% com geração de empregos

O Paraná teve geração positiva de empregos todos os meses do ano, disse nesta terça-feira, em Curitiba, o governador Bet..

Pedro Ribeiro - 22 de agosto de 2017, 15:49

O Paraná teve geração positiva de empregos todos os meses do ano, disse nesta terça-feira, em Curitiba, o governador Beto Richa. Ele participou da inauguração da nova sede da Federação dos Trabalhadores em Cooperativa do Paraná (Fetracoop), em Curitiba. 

O segredo, disse o governador, são diálogo, respeito e políticas públicas de atração de investimentos. Além de manter um dos melhores saldos de emprego do País, Richa destacou que a economia paranaense também está na contramão da crise nacional. “O PIB do Paraná cresceu 2,5% no primeiro trimestre enquanto o do Brasil decresceu 0,4% no período”, disse. “Essas conquistas são resultado das ações do nosso governo para equilibrar as contas públicas e de programas como o Paraná Competitivo. Hoje o Estado passa pelo maior ciclo industrial de sua história”, afirmou.

O presidente Fetracoop, Clair Spanhol, afirmou que as ações do Governo do Estado são essenciais para a melhoria das condições de trabalho no Estado, principalmente para os empregados das cooperativas paranaenses. “O Beto Richa é um governador amigo dos trabalhadores, que ajudou a construir a nossa categoria”, disse. “Sempre encontramos as portas das secretarias de Estado abertas para os trabalhadores de cooperativas”, afirmou.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical à qual a Fetracoop é filiada, também destacou os diferenciais do Estado. “O Paraná é um exemplo para o resto do Brasil. A política do salário mínimo regional deveria ser replicada pelos outros estados porque é um instrumento poderoso de distribuição de renda”, disse.

A Fetracoop representa cerca de 70 mil trabalhadores filiados aos sindicatos de cooperativas agrícolas, crédito, saúde e agroindustriais no Estado. “É uma importante federação, que tem dado grandes contribuições na defesa dos interesses dos trabalhadores. Quero reiterar o respeito que tenho por essa entidade e renovar nossos compromissos com os trabalhadores”, ressaltou Richa. pedro.ribeiro