Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

PT tem até amanhã para substituir Haddad por Lula

Se Lula não for trocado por Fernando Haddad até a noite da terça-feira, o PT pode ficar sem coligação nas eleições presi..

Pedro Ribeiro - 10 de setembro de 2018, 08:29

Foto: Ernesto Rodrigues / Folhapress
Foto: Ernesto Rodrigues / Folhapress

Se Lula não for trocado por Fernando Haddad até a noite da terça-feira, o PT pode ficar sem coligação nas eleições presidenciais em outubro. A decisão é da ministra presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber que, neste domingo, decidiu encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso extraordinário apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a decisão do TSE que negou o seu registro como candidato.

"O simples enunciar das teses debatidas pelo colegiado evidencia relevante questão constitucional a recomendar juízo positivo de admissibilidade ao recurso extraordinário, com a consequente submissão do feito à análise da Suprema Corte brasileira", escreveu Rosa Weber em sua decisão que admitiu a admissibilidade.

A defesa de Lula, que tem insistido para que o STF dê a palavra final sobre a candidatura, considerou a decisão positiva porque Rosa Weber reconheceu que há questões constitucionais envolvidas no caso, conforme vinha sendo alegado. Agora, a defesa do ex-presidente vai apresentar dois pedidos de liminares ao ministro do STF Celso de Mello, um para aceitar o registro em caráter liminar, suspendendo a decisão do TSE, e outro para que ele pelo menos interrompa o prazo de substituição até que o plenário do Supremo se pronuncie.