Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Ratinho Junior afirma que dará infraestrutura aos municípios e qualidade de vida às pessoas

 “As pessoas nem imaginam que um dia poderá chegar asfalto, dar regularização fundiária e levar iluminação p..

Pedro Ribeiro - 14 de fevereiro de 2019, 14:42

 

As pessoas nem imaginam que um dia poderá chegar asfalto, dar regularização fundiária e levar iluminação pública”. (Ratinho Junior aos pequenos municípios paranaenses).

A experiência que adquiriu ao longo dos anos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano leva o governador Carlos Massa Ratinho Junior à reflexão de que é preciso ajudar os pequenos e médios municípios paranaenses com infraestrutura básica. Nesta quinta-feira, o governador afirmou que vai criar um grande projeto de desfavelamento das cidades do Paraná, urbanizar áreas que as pessoas nem imaginam que um dia poderá chegar asfalto, dar regularização fundiária e levar iluminação pública.

Segundo o governador, que deu posse ao secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Púlicas, João Carlos Ortega, as regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a regularização e urbanização de áreas nas cidades paranaenses estão entre as prioridades do Governo do Estado na política para os municípios.

Ratinho Junior também destacou a importância do planejamento para a execução de projetos estruturantes nos municípios. O Governo do Estado, explicou, prepara um banco de projetos executivos para obras de infraestrutura e estruturantes nos municípios, em especial os de médio e grande porte.

São cidades que precisam melhorar sua parte urbanística. Temos as regiões metropolitanas que estão cada vez mais conurbadas, estão se juntando e precisam ser planejadas”, afirmou. “Vamos investir muito nessa área para poder assessorar os prefeitos do Paraná”, disse.

O secretário João Carlos Ortega ressaltou que entre as prioridades da pasta estão projetos nos municípios com baixo IDH, com obras e estruturas que contribuam com a geração de emprego e o desenvolvimento local. “Vamos implementar programas para buscar as vocações regionais, com um olhar mais pontual nas regiões com baixo IDH”, disse.

A pasta vai ser indutora do crescimento nos municípios, para beneficiar a vocação econômica de cada cidade”, disse Ortega. “A prioridade é levar as obras estruturantes, desde pavimentações, equipamentos e construções civis, que tenham um viés social e possam contribuir para girar a economia local e regional”, afirmou.

Investimentos e parceria com as prefeituras para a melhoria da infraestrutura das cidades são foco da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, ressaltou Ratinho Junior. “Queremos avançar e turbinar o orçamento da secretaria porque sei da importância dela para os prefeitos e para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense”, afirmou.

Ele também comentou sobre sua experiência como secretário da pasta e ressaltou a importância do corpo técnico da secretaria, responsável por ajudar os prefeitos a solucionar os problemas dos municípios. “A experiência que tive na Secretaria do Desenvolvimento Urbano me deu uma visão de planejamento. Eu senti na pele a falta de planejamento nos municípios, não por má vontade, mas por não terem condições de elaborar um projeto executivo ou um bom plano diretor”, disse Ratinho Junior.