Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Ratinho lidera pesquisa com 30%, Osmar tem 25% e Cida 10%

  Os candidatos ao Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT), continuam tecnicamente e..

Pedro Ribeiro - 01 de junho de 2018, 10:56

Fotos: Reprodução/Facebook
Fotos: Reprodução/Facebook

 

 

Os candidatos ao Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT), continuam tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Paraná , segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira . Realizada pelo Ibope, a pedido  da  Rádio CBN Cascavel, Ratinho está com 30% e Osmar Dias com 25% das intenções de votos, enquanto Cida Borghetti registra 10%, com crescimento de 100% em relação aos últimos levantamentos. Doutor Rosinha, do PT, registrou 1%.

"A pesquisa consolida nossa liderança mesmo em um momento difícil como esse que vivemos recentemente. O levantamento foi realizado em meio à greve dos caminhoneiros, quando o humor da população em geral era de insatisfação com a classe política. Também é a quinta pesquisa seguida na qual aparecemos na liderança. Todos os institutos: Paraná Pesquisa, Radar Pesquisa, IRG Pesquisa e Ibope registraram a nossa liderança", disse Ratinho Junior.

Para o secretário de Comunicação Social do Palácio Iguaçu, jornalista Alexandre Teixeira, os números mostram um crescimento de 100% da candidata Cida Borghetti que é conhecida por apenas 30% da população, o que significa que em cada três eleitores um vota nela. A governadora está fazendo um excelente trabalho no Estado e certamente será compensada nas eleições de outubro. “Vamos continuar nosso trabalho , mostrando aos paranaenses as ações do governo com vistas à melhoria de vida das pessoas”, disse Teixeira.

 

Comparando com a pesquisa anterior, nota-se uma queda de 4 p.p. nas menções a Ratinho Junior, enquanto Osmar Dias oscila negativamente 2 p.p. (tinham 34% e 28%, respectivamente). A atual Governadora, Cida Borghetti (PP), é a única que apresenta crescimento, indo de 5% para 10% das menções neste estudo. Já Dr. Rosinha (PT) alcança 2%, mesmo patamar da rodada anterior. São 26% aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 24%), enquanto 8% preferem não opinar a respeito, contra 6% em abril. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio. Pergunta: Se a eleição para Governador do Paraná fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%) 2 de 4 Nesse levantamento, foram investigados mais dois cenários contendo, além dos nomes já citados anteriormente, outros possíveis candidatos.

No primeiro deles, os entrevistados foram convidados a revelar sua intenção de voto considerando a presença do Senador Roberto Requião (MDB). Nesse contexto, Ratinho Junior aparece com 25%, tecnicamente empatado com Osmar Dias, que apresenta 20% das intenções de voto. Requião vem na sequência com 18%, em situação de empate técnico com o pedetista.

Em outro patamar, estão Cida Borghetti com 7% e Dr. Rosinha com 1% das menções. Eleitores com intenção de votar em brancos ou nulo representam 23% da amostra e 7% não sabem ou preferem não responder. Pergunta: E se os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador do Paraná? (%) No outro cenário, a pesquisa mede a preferência dos paranaenses considerando também os nomes de Geonisio Marinho (PRTB) e Jorge Bernardi (REDE).

Nessa simulação, Ratinho Junior, Osmar Dias e Roberto Requião aparecem em situação de empate técnico no primeiro lugar, com 23%, 19% e 18% das menções, respectivamente. A atual Governadora é mencionada por 7% da amostra, enquanto Jorge Bernardi recebe 1% das respostas. Dr. Rosinha e Geonisio Marinho não alcançam 1%. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 23% e os que não sabem ou não respondem, 8%. 3 de 4 Pergunta: E caso a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador do Paraná? (%)

DESTAQUES POR SEGMENTOS •

Ratinho Junior se sobressai entre os eleitores mais jovens (16-34 anos) e entre aqueles com ensino médio completo; • Osmar Dias se destaca entre os homens, entre os mais velhos (55 anos e mais) e entre aqueles que possuem renda familiar superior a 5 salários mínimos; • Já Roberto Requião é mais citado pelos eleitores que possuem até a 4ª série do ensino fundamental e entre aqueles que têm renda familiar de até 1 salário mínimo; • Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados. Intenção de voto espontânea. Na pergunta espontânea, em que não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos aos entrevistados, cerca de seis em cada dez deles (59%) declaram não saber em quem votariam (na pesquisa de abril eram 64%). Aqueles que declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto passam de 19% para 27%. Roberto Requião e Álvaro Dias (PODEMOS) são mencionados por 3% cada um (mesmo percentual do mês passado), enquanto Ratinho Junior foi de 4% para 2%. Já Osmar Dias permanece com 2% das menções espontâneas, enquanto os outros nomes citados apresentam 1% ou menos. 4 de 4 Conhecimento dos pré-candidatos. Nesse levantamento também foi investigado o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos ao Governo do Paraná. Roberto Requião é o mais conhecido, uma vez que 71% dos entrevistados declaram que o conhecem bem ou mais ou menos. Três quintos fazem tal afirmação em relação à Osmar Dias e proporção semelhante (58%) declaram conhecer bem ou mais ou menos Ratinho Junior. Praticamente dois quintos (37%) conhecem bem ou mais ou menos Cida Borghetti. Os demais possíveis candidatos são mais desconhecidos pelos paranaenses: 86% declaram que não conhecem Geonisio Marinho, 79% dizem o mesmo em relação à Jorge Bernardi e 68% não conhecem Dr. Rosinha. Rejeição.

O IBOPE Inteligência também perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Roberto Requião tem 37% das citações, seguido por Dr. Rosinha (28%), Geonisio Marinho e Cida Borghetti (cada um com 24%) e Jorge Bernardi (23%). Cerca de dois em cada dez não votariam de jeito nenhum em Ratinho Junior (19%) e Osmar Dias (18%). Aqueles que não sabem ou não respondem à pergunta somam 14% e outros 7% respondem espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

OUTRAS INFORMAÇÕES DA PESQUISA

A Atual governante do estado do Paraná. A pesquisa também investigou se os entrevistados saberiam informar o nome do(a) atual Governador(a) do Paraná. Cerca de quatro em cada dez (41%) não sabe ou não responde à pergunta, ao passo que 30% mencionam espontaneamente o nome de Cida Borghetti e 25% citam o nome de Beto Richa. Apenas 4% citam outros nomes. Problemas do estado. Também foi investigada a percepção dos paranaenses sobre as principais áreas problemáticas do estado. A área da Saúde ainda aparece em primeiro lugar, com 62% de citações, seguida pela Segurança Pública e Educação (35% cada). Corrupção vêm na sequência com 30% e Geração de Empregos aparece com 29%. Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0621 | 2018) Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio de 2018. Tamanho da amostra: foram entrevistados 1.008 votantes. Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Nível de confiança: o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Solicitante: pesquisa contratada por TELECOMUNICAÇÕES CAMPOS DOURADOS LTDA / RADIO CBN CASCAVEL. Re Pergunta: Se a eleição para Governador do Paraná fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%) 2 de 4 Nesse levantamento, foram investigados mais dois cenários contendo, além dos nomes já citados anteriormente, outros possíveis candidatos. No primeiro deles, os entrevistados foram convidados a revelar sua intenção de voto considerando a presença do Senador Roberto Requião (MDB). Nesse contexto, Ratinho Junior aparece com 25%, tecnicamente empatado com Osmar Dias, que apresenta 20% das intenções de voto. Requião vem na sequência com 18%, em situação de empate técnico com o pedetista. Em outro patamar, estão Cida Borghetti com 7% e Dr. Rosinha com 1% das menções. Eleitores com intenção de votar em brancos ou nulo representam 23% da amostra e 7% não sabem ou preferem não responder. Pergunta: E se os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador do Paraná? (%) No outro cenário, a pesquisa mede a preferência dos paranaenses considerando também os nomes de Geonisio Marinho (PRTB) e Jorge Bernardi (REDE). Nessa simulação, Ratinho Junior, Osmar Dias e Roberto Requião aparecem em situação de empate técnico no primeiro lugar, com 23%, 19% e 18% das menções, respectivamente. A atual Governadora é mencionada por 7% da amostra, enquanto Jorge Bernardi recebe 1% das respostas. Dr. Rosinha e Geonisio Marinho não alcançam 1%. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 23% e os que não sabem ou não respondem, 8%. 3 de 4 Pergunta: E caso a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador do Paraná? (%)