Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

 Traiano promete novos avanços na Alep

O deputado Ademar Traiano assumiu nesta quarta-feira (1), pela segunda vez, a presidência da Assembleia Legislativa do P..

Pedro Ribeiro - 01 de fevereiro de 2017, 17:09

O deputado Ademar Traiano assumiu nesta quarta-feira (1), pela segunda vez, a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, prometendo novos avanços rumo a transparência e a aproximação da Casa da sociedade. Traiano lembrou realizações como a abertura da TV Assembleia, a Escola do Legislativo,  Assembleia no Enem e Geração Atitude, projetos voltados para a aproximação da população, especialmente dos jovens do Parlamento e da política, além de um Portal da Transparência que permite a qualquer um, que disponha de um computador, verificar e minúcias todos os atos da Assembleia.

“O desafio de hoje não é menor que foi o de dois anos atrás”, disse, numa referência as turbulências que marcaram o início de seu primeiro mandato como presidente, marcado pela aprovação do ajuste fiscal. “Esse ajuste se revelou um grande acerto que permite ao Paraná pagar salários em dia, antecipar o décimo-terceiro e investir em obras para toda a sociedade, enquanto outros estados, que não fizeram sua lição de casa, não conseguem sequer honrar a folha de pagamentos”, disse. “Se o Paraná de hoje é referência no Brasil, como um dos poucos estados com as finanças em dia, muito deve a esta Casa”, destacou.

Traiano lembrou que vivemos tempos de angústia e incerteza. “O país vive, simultaneamente, quatro grandes crises, entre elas a econômica, a administrativa, a política e a moral. Destacou que a Assembleia tem trabalhado duro para fazer sua parte no combate a essas crises. “Em meio a todas essas crises a Assembleia do Paraná tem se destacado como um exemplo positivo”.

Traiano agradeceu a todos os deputados, em especial aos integrantes da Mesa pela dedicação e seriedade do trabalho nos últimos dois anos. Traiano fez ainda um agradecimento emocionado ao apoio que sempre recebeu da família. “Meu amor por vocês é maior do que qualquer função que eu possa desempenhar”.

Presenças

A cerimônia contou com a presença dos deputados, do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, do Presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Vasconcelos, de Ivonei Sfoggia, procurador-geral de Justiça, Durval Amaral, presidente do Tribunal de Contas do Estado, do defensor público-geral, Sérgio Parigot de Souza, do vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto e Orlando Pessuti, do BRDE.

A sessão especial foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pela página do Legislativo no Facebook. A transmissão das sessões plenárias via rede social acontece desde 2016 e essa inovação permitiu estabelecer mais uma forma de interação com os paranaenses e da transparência mencionada por Traiano em seu pronunciamento.

A Assembleia continuará sob o comando de Ademar Traiano (PSDB), assim como ocorrerá com a 1ª Secretaria, onde permanece o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM). A Comissão Executiva ainda é composta pelo deputado Jonas Guimarães (PSB), como 2º Secretário. As novidades na composição da nova Mesa são os deputados Guto Silva, como 1º vice-presidente, e Wilmar Reichembach, como 3º secretário. Integram ainda a Mesa Diretora os deputados André Bueno (PSDB) – 2º   vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PRB) – 3º vice-presidente; José Carlos Schiavinato (PP) – 4º secretário e Adelino Ribeiro (PSL) – 5º secretário.

A sessão especial que elegeu a nova Mesa Diretora aconteceu em 17 de outubro de 2016. Na ocasião, a chapa “Parlamento Forte” foi eleita com 48 votos favoráveis e nenhum contrário. Houve duas abstenções e três ausências. Já o presidente Ademar Traiano (PSDB) não votou por estar presidindo a sessão de eleição da Mesa.

 

Perfil da Mesa Diretora

Presidente – Deputado Ademar Traiano (PSDB) - Nasceu em Francisco Beltrão. Tem 63 anos. É advogado e empresário do ramo de confecções. Iniciou a vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Santo Antônio do Sudoeste. Em 1985 foi eleito prefeito daquele município, administrando a cidade até 1988. Assumiu como deputado estadual em 1991 e está no seu sétimo mandato no Legislativo estadual. Entre 2011 e 2014 foi líder do Governo e desde 2015 ocupa o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. É presidente do PSDB do Paraná.

 

1º Vice-Presidente – Deputado Guto Silva (PSD) – Nasceu em Maringá, transferindo-se com a família para Pato Branco ainda aos três anos de idade. Tem 39 anos. É professor universitário, doutorando em Gestão de Negócios. Foi vereador em Pato Branco entre os anos de 2008 e 2012 e subchefe da Casa Civil do Governo do Estado, cargo que ocupou até março de 2014. Está no primeiro mandato de deputado estadual.

 

2º Vice-Presidente – Deputado André Bueno (PSDB) – Nasceu em Cascavel. Tem 41 anos. É economista e empresário. Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, está no segundo mandato de deputado estadual e ocupa a 2ª Vice-Presidência da Assembleia desde 2015.

 

3º Vice-Presidente – Deputado Gilberto Ribeiro (PRB) – Nasceu em Lages, Santa Catarina. Tem 51 anos. É radialista e apresentador de televisão, funções que exerce há mais de 30 anos. Iniciou sua carreira política em 2011, quando se elegeu deputado estadual. Atualmente está no segundo mandato de deputado e ocupa a 3ª Vice-Presidência da Assembleia desde 2015.

 

1º Secretário – Deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) – Nasceu em Ponta Grossa. Tem 53 anos. É agropecuarista e empresário. Começou a atuar na política como presidente do Diretório Municipal do Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Democratas (DEM). No partido, exerceu o cargo de secretário geral do Diretório Estadual entre os anos de 1994 e 1995. Hoje, ocupa a Vice-Presidência do Diretório Estadual. Está no sétimo mandato consecutivo como deputado e no terceiro como 1º secretário da Alep.

 

2º Secretário - Deputado Jonas Guimarães (PSB) – Nasceu em Lavínia, São Paulo. Tem 65 anos. É empresário. Por quase 40 anos foi militante do PMDB. Em 1996 foi eleito presidente do Diretório do PMDB de Cianorte e, desde então, combinou sua vida com trabalho e política. No início de 2016 trocou de partido, ingressando no PSB. Está no seu terceiro mandato como deputado e ocupou a 1º vice-presidência da Assembleia nos anos de 2015 e 2016.

 

3º Secretário – Deputado Wilmar Reichembach (PSC) – Nasceu em Francisco Beltrão, na localidade de Nova Esperança do Sudoeste, hoje município. Tem 58 anos. É formado em Ciências Econômicas. Em 1992 foi eleito pela primeira vez para um cargo público: o de vereador.  Foi reeleito em 1996. Em sua segunda gestão, foi presidente da Câmara de Vereadores e também presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP/13). Na sequência, em 2000, iniciou seu primeiro mandato como vice-prefeito de Francisco Beltrão, sendo reeleito em 2004. Já em 2008 é eleito prefeito e em 2014, conquista uma cadeira como deputado estadual.

 

4º Secretário – Deputado José Carlos Schiavinato (PP) – Nasceu em Iguaraçu. Tem 62 anos. É engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Foi eleito prefeito de Toledo por duas gestões consecutivas: de 2005 a 2012, quando ganhou vários prêmios de reconhecimento nacional. Antes ocupou cargos de coordenação, diretor e secretário além de ser servidor de carreira do município. Foi presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP); e vice-presidente da Região Sul da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Com esse histórico de mais de 33 anos de vida pública, foi eleito deputado estadual em 2014. Nos últimos dois anos exerceu a função de 4º Secretário da Alep.

 

5º Secretário – Deputado Adelino Ribeiro (PSL) – Nasceu em Goioerê. Tem 51 anos. Segundo filho de uma família de seis irmãos, mudou-se para Cascavel há 40 anos. Foi vendedor de bilhetes de loteria e líder comunitário até assumir uma vaga, em 1997, como suplente na Câmara de Vereadores de Cascavel. Foi reeleito como o vereador mais votado em 2000. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e reeleito em 2014. É presidente estadual do Partido Social Liberal (PSL) e ocupou a 3ª Secretaria da Alep nos anos de 2015 e 2016.

 pedro.ribeiro