Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Uma visão Dantesca sobre o futuro político do Brasil

 Vejo nas redes sociais velhos amigos da imprensa tentando visualizar o futuro do país pelos candidatos que ..

Pedro Ribeiro - 13 de outubro de 2019, 16:08

 

Vejo nas redes sociais velhos amigos da imprensa tentando visualizar o futuro do país pelos candidatos que já se apresentam, entre eles, Dória, Huck e Datena. Um cenário de horror, como bem define o jornalista e escritor, Alceo Rizzi.

Segundo ele, “há uma frase na Divina Comédia que parece diagnóstico premonitório desse Brasil de coqueiro que dá coco . É quando Virgílio inicia a viagem aos nove círculos do inferno e adverte o acompanhante: " feche o nariz que vamos iniciar a descida".

“Com a largada do sindicalismo populista e patrimonialista, agora temos a perspectiva de um horizonte com disputa do próprio, com João Doria, Luciano Huck, Datena etc... etc, sem mencionar a outra banda da Lava Jato e aquele coronel folclórico nordestino e já personagem de estória de cordel. É muito coco”.

Para contribuir com essa geniosa avaliação, ouso acrescentar a obra-prima  “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, pintada em 1893 que nos traz uma abordagem difícil como a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo.

Acho que é por este sinuoso caminho que teremos que passar nos próximos anos, ao mesmo tempo em que tentamos decifrar as frases de efeito do capitão hoje instalado no Palácio do Planalto, mergulhado numa crise deixada pelos governos anteriores e  numa queda de braço com um Congresso Nacional e uma corte de leis corporativistas na intransigente defesa do funcionalismo público, hoje estimado em um milhão de pessoas com salários que se distanciam dos trabalhadores da iniciativa privada.

Quem quiser saber sobre a real situação em que os governos da social democracia, em especial Lula, Dilma e Lula deixaram para nós, recomendo leitura da análise feita recentemente pelo secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar.

É de matar.