Tecnologia e Inovação
Compartilhar

A importância da escuta social

Como saber se as pessoas estão falando sobre a sua marca online, e como respondê-las?“Escuta social” é um process..

Redação - 24 de fevereiro de 2018, 20:22

A importância da escuta social
A importância da escuta social

Como saber se as pessoas estão falando sobre a sua marca online, e como respondê-las?

“Escuta social” é um processo de monitoramento de termos específicos, produtos e conceitos em diferentes redes sociais.

Nós já falamos sobre o uso de diversas redes sociais, como Facebook e Instagram, para os seus negócios. Mas, é importante lembrar que além de vender, esses meios servem também para ouvir o seu cliente.

Melhorar o relacionamento com o cliente foi o objetivo citado por 42% dos entrevistados. O segundo motivo mais mencionado, com 25% das respostas, foi a melhoria de produtos. 24% fazem para encontrar novos clientes, e 21% para melhorar o seu serviço.

Além desses objetivos principais, os negócios que escutam o seu público através das redes sociais também perceberam alguns benefícios inesperados:

  • 13% puderam monitorar a performance de conteúdo diferente
  • 9% consideraram a escuta uma ajuda no recrutamento de novos funcionários
  • 9% aprenderam mais sobre os seus competidores no mercado

A grande maioria da escuta social é feita através do monitoramento de pedidos, perguntas e preocupações dos clientes. 86% escutam esses 3 tipos de comunicação com os clientes.

Enquanto a maior parte do monitoramento ocorre no Facebook (93%) e Twitter (79%), 71% também monitoram o Instagram, 65% o Youtube e 27% o Reddit.

A importância da escuta social:

Como começar a ouvir?

Se você, depois de analisar todos esses benefícios, gostaria de aplicar esse monitoramento para o seu negócio, a Clutch também ofereceu algumas dicas no seu relatório:

1. A escuta social pode ser modificada de acordo com o tamanho do seu negócio: empresas menores podem monitorar menções em redes sociais, enquanto as maiores podem monitorar dados mais complexos.

2. Os benefícios da escuta social vêm da sua proatividade e preparação, ou seja, é necessário estar preparado tanto para feedback positivo quanto para o negativo.

3. Ao invés de ficar espionando mais ainda a concorrência, tente se manter atualizado sobre as tendências emergentes da indústria e seja o primeiro a utilizá-las.

4. Quando você estiver em dúvidas sobre a sua produção de conteúdo, comece analisando os comentários do seu público. Perguntas como “Como eles estão reagindo?” e “O que eles gostariam de ver mais?” te ajudarão a perceber se é necessário realizar mudanças.

Você pode ler o relatório completo aqui.

Este é o conteúdo semanal de marketing digital produzido pela equipe Mercado Binário,

Gostou desse conteúdo? Saiba tudo sobre Marketing Digital, no Canal MB!

E você já vendeu hoje? Confira nossos projetos de criação de site e vendas.