Aplicativo informa serviços e envia alerta de raios e tempestades

Narley Resende


Um aplicativo deve ajudar a monitorar as condições do mar e alertar os banhistas sobre condições climáticas no litoral do Paraná. A ferramenta foi desenvolvida pelo Simepar e Defesa Civil.

Os veranistas e salva-vidas vão ter smartphones conectados ao aplicativo e devem adotar medidas preventivas sempre que receberem os alertas.

Além disso, há informações úteis sobre como proceder em situações de emergência, onde há pontos de guarda-vidas, vídeos com dicas de prevenção, locais impróprios para banho, entre outras.

Segundo o coordenador estadual do Verão Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas, o aplicativo vai sinalizar, principalmente, a possibilidade de tempestade com raios ou ressaca.

“Um sistema de alerta de raios. É frequente na área de defesa civil a informação de que pessoas estão perdendo as vidas por queda de raios. Se tiver qualquer perigo de incidência de raios no local onde ela estiver ela receberá uma comunicação pelo aplicativo”, explica.

O aplicativo se chama “Bombeiros Paraná”. A ferramenta já está disponível para o sistema Android e em fase de finalização para iOS.

Dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam que mil e 790 pessoas morreram vítimas de raios no Brasil nos últimos 15 anos – uma média de 120 mortes anuais.

No Paraná, ocorreram 90 mortes no mesmo período – média de seis por ano.

Com informações da BandNews FM Curitiba

Previous ArticleNext Article