Comerciantes do litoral esperam movimento até 30% maior neste verão

Mariana Ohde


Com Cristina Seciuk, da CBN Curitiba

Apesar do ano marcado pela crise, os empresários das praias do Paraná têm boas expectativas para a temporada 2016/2017. A previsão é de um movimento até 30% maior do que o registrado no verão passado.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, Adalto Luderz, o otimismo é explicado pelo bom movimento do 15 de novembro, feriado que foi cerca de 30% melhor em termos de resultados do que o mesmo período do ano passado.

Com esse termômetro, a expectativa é de crescimento. “As nossas expectativas são as melhores possíveis”, diz Adalto.

“A gente espera agora, no fim de ano, um movimento no litoral do Paraná de 20% a 30% maior do que no ano passado”, afirma.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba, Luiz Michaliszyn Filho, destaca que o aumento é certo, com garantia de ganhos para o comércio. “[Esperamos] muitos turistas e veranistas, aquelas pessoas que são proprietárias de imóveis na cidade e utilizam eles no período de verão”, afirma.

Com dinheiro mais curto, o presidente da Adetur avalia que o paranaense deve mesmo aproveitar a proximidade com o nosso litoral para curtir Natal e Réveillon.

“A proximidade com Curitiba e com a região metropolitana acaba deixando o litoral muito atrativo. O pessoal está sem dinheiro, com dificuldade para viajar para Nordeste, Santa Catarina, esses locais mais caros, e acabam se voltando para o quintal de casa, que é o litoral do Paraná”, explica.

O representante da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná também afirma que a veranista deve encontrar boas condições, mesmo em pontos que foram atingidos pela forte ressaca do início de novembro e que causou danos principalmente em Matinhos e Guaratuba.

“Os locais que foram prejudicados pela ressaca são bem pontuais e as prefeituras já estão agindo para fazer o conserto”, garante.

A expectativa é de quase três milhões de pessoas devem passar pelo litoral do estado durante toda a temporada.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="404101" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]