Cresce o número de pontos impróprios para banho no litoral

Mariana Ohde


Aumentou o número de pontos considerados impróprios para banho no litoral do Paraná. De acordo com o último boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ao todo, foram registrados quatro locais onde o banho não é indicado, além dos outros dez que são considerados permanentemente impróprios.

A explicação é o aumento da concentração de bactérias nesses locais, que já estava sendo apontado nos monitoramentos das semanas anteriores, mas ainda não ultrapassava os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Com as chuvas mais frequentes e constantes esse limite foi atingido. De todos os 59 pontos que são monitorados semanalmente, quatro deles estão com índices de contaminação da água por esgoto sanitário clandestino, acima dos padrões. Esses locais estão em Guaratuba, 100 metros à esquerda do Morro do Cristo; em Morretes, no Rio Nhundiaquara, e na Ponta da Pita, em Antonina.

No interior do Estado, na Costa Norte e Oeste do Paraná, todos os pontos monitorados estão próprios para banho. Para saber se o local é próprio ou não para banho, o veranista deve ficar atento às bandeiras na orla das praias, nos rios e reservatórios. A cor vermelha indica que a água não é recomendada, enquanto que a azul demonstra que a região está própria para banho.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal