Curitiba vira samba-enredo no carnaval de São Paulo

Roger Pereira


Da BandNewsFM Curitiba

A escola Nenê da Vila Matilde vai homenagear a capital paranaense com a música “Coré Etuba – A Ópera de Todos os Povos, Terra de Todas as Gentes, Curitiba de Todos os Sonhos”. A letra retrata a história e o folclore da cidade. Essa será a primeira vez que a capital paranaense é homenageada por uma escola de samba paulista. O presidente da Escola de Samba, Rinaldo José Andrade, mais conhecido como “Mantega”, conta que para criar o samba-enredo foram feitas várias visitas a Curitiba para conhecer os pontos turísticos e captar a essência da cidade. De acordo com Mantega, a ideia é fazer com que Curitiba seja conhecida no mundo todo.

O presidente da escola de samba não revela todos os detalhes do desfile, mas adianta que serão retratados os principais pontos turísticos da cidade, como: Ópera de Arame, Jardim Botânico e até o trajeto de trem feito entre Curitiba e Morretes, no litoral do Paraná. “O que posso falar para vocês é que vocês verão um espetáculo maravilhosos para contar a história da cidade de vocês, Curitiba. Vai ter Ópera de Arame, Jardim Botânico, o trem que faz o passeio até Morretes e muito mais”. Além disso, o público vai assistir a um belo encontro entre a águia, que é símbolo da escola, e a gralha azul, símbolo do Paraná. A letra destaca também o artista curitibano Poty Lazzarotto.

Como a própria letra menciona, também serão retratadas as origens africanas e indígenas de Curitiba, a construção de sua identidade, religiosidade e características que a fazem modelo para o Brasil. A prefeitura de Curitiba liberou o uso de imagens e fontes para pesquisa para a Nenê da Vila Matilde, mas não irá dispor nenhum recurso para a escola de samba. Onze vezes campeã do carnaval paulistano, a escola de samba Nenê de Vila Matilde será a penúltima a entrar na passarela do sambódromo do Anhembi quase quatro horas da madrugada do domingo (26). O Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde é uma das mais tradicionais escolas de samba e integrante do Grupo Especial da cidade de São Paulo. Atualmente a escola tem 3.400 integrantes.

Confira o Samba-enredo da Nenê de Vila Matilde:

[insertmedia id=0tb-ofHQMB4]

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal