Detran-PR orienta motoristas que pretendem viajar nos próximos dias

Fernando Garcel


De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta que o fluxo de veículos nas estradas deve ficar intenso nos próximos dias e divulgou, nesta quinta-feira (22), orientações para que motoristas e passageiros possam fazer viagens tranquilas e seguras.

“Nesta época do ano, o registro de acidentes tende aumentar devido à negligência dos condutores. Por isso, é importante lembrar e reforçar os cuidados básicos como a revisão do veículo, atenção redobrada e respeito aos outros que fazem parte do trânsito”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo o Detran, viagens exigem planejamento e estar com a revisão do veículo em dia é um dos primeiros passos. Alguns itens importantes para conferir são: combustíveis e lubrificantes, filtros de ar, óleo e combustível, paletas, freios, velas e cabos, suspensão, correia dentada, radiador, sistema elétrico, faróis e lâmpadas e pneus.

Além disso, os condutores devem levar alguns acessórios para evitar problemas na estrada. Entre eles, informações do seguro, alimentos e água, kit de primeiros socorros, GPS e mapa, cabos de condução elétrica, fixador de pneu, lanterna, carregador de telefone celular e calibrador de pneus.

Já na estrada, o motorista precisa ficar atento as situações adversas como neblina, chuva, animais e objetos na pista, e que acabam exigindo, ainda mais, a concentração do condutor. É importante que os passageiros colaborem e evitem conversas paralelas com quem está dirigindo.

De volta pra casa

Alguns condutores esquecem que a volta da viagem é tão importante quanto a ida. A disposição do motorista influencia diretamente na direção. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) revela que 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Os especialistas recomendam que as pessoas tenham entre 7 a 9 horas de sono por noite.

Além do sono, a alimentação pode ajudar numa viagem mais leve e tranquila. Os alimentos necessitam de tempo para serem digeridos. Comer imediatamente antes de pegar a estrada pode ser perigoso, pois corpo irá fazer a digestão durante o percurso. A recomendação é que o condutor evite gorduras e opte por alimentos leves, como por exemplo, legumes e carnes magras.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="405005" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]