É possível visitar a área preservada de onde vem a água para abastecer Curitiba

Julie Gelenski


Dentro do Parque Estadual do Marumbi está localizada a área denominada Mananciais da Serra. Localizado em meio à floresta de mata atlântica, no município de Piraquara, o local abriga nascentes que vão alimentar as barragens Piraquara I e II e parte da barragem do Iraí. Estes reservatórios integram o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, que fornece água para 3,5 milhões de habitantes.

Como forma de preservação, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém um programa de visitas aos Mananciais da Serra. Uma vez por mês, a população é recebida no local para admirar as belas paisagens e conhecer um pouco mais do ecossistema que traz à cidade a água que brota da floresta.

Nos Mananciais da Serra também há história. Até hoje permanecem lá o conjunto dos 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal deles e de onde uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco, na capital.

Na área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

Visitas aos Mananciais da Serra

A área dos Mananciais está aberta para visitação uma vez por mês. O programa é ideal para passeios em família, para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza. As visitas iniciam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.

Não é necessário agendar a visita, para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem agendar previamente pelos emails:  mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O Programa de Visitas é realizado pela Sanepar em parceria com Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

Mananciais da Serra Curitiba
Foto: Divulgação IAP

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="402899" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]