Governo libera R$ 4,3 milhões para ações de saúde no Litoral

Redação


Com informações da Agência Estadual de Notícias

Na temporada de verão o número de pessoas que circula pelo litoral paranaense aumenta três vezes por conta dos turistas. Para atender ao aumento da demanda, o Governo do estado liberou R$ 4,3 milhões para reforçar o cuidado com a saúde de quem está passando as férias nas praias do Paraná.

Os sete municípios da 1ª Regional de Saúde (Paranaguá) foram contemplados com os recursos do “Verão Paraná”. Os valores, gerenciados pelas prefeituras municipais, deverão ser aplicados nas áreas de vigilância e assistência em Saúde nas cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá.

“Estamos dando apoio aos municípios para que reforcem o quadro de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e garantam que todas as demandas de saúde da população sejam atendidas”, ressalta o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Serão 5.445 plantões extras nos principais hospitais e prontos-socorros da região. Além de ampliar o número de profissionais, o recurso também inclui a aquisição de materiais hospitalares e medicamentos.

RESGATE – A população também poderá contar com o serviço do Samu 192 para resgate e atendimento pré-hospitalar. Além das sete ambulâncias já existentes, o Estado deslocou mais dois veículos para o Litoral. O serviço de resgate também tem disponível a frota e equipe do Corpo de Bombeiros, além do helicóptero do Governo do Estado.

“Como nas últimas temporadas, o Paraná estará preparado para receber a grande demanda de turistas durante o verão. Nosso objetivo é garantir um período tranquilo e com atendimento de saúde a quem estiver nas praias”, comenta o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Vinicius Filipak.

O município de Guaraqueçaba recebeu cinco ambulanchas (barco equipado para atendimento médico) compradas pela prefeitura local com recursos do Governo do Estado. A cidade adquiriu nove barcos para transporte e remoção de pacientes que necessitam de atenção de saúde.

TENDAS – A Secretaria também vai oferecer a partir desta quinta-feira (22) orientações de saúde aos veranistas. Uma tenda será montada em Matinhos, na Avenida Atlântica. O serviço funcionará até o final de fevereiro. A partir de 5 de janeiro, o atendimento será estendido, quando serão montadas barracas nas praias de Guaratuba e Pontal do Paraná.

Além de orientações diversas e materiais educativos, também serão oferecidos testes rápidos para detecção do vírus HIV, Hepatite B e C e sífilis. As tendas também contam com o primeiro atendimento para queimadura por águas-vivas e o serviço de Ouvidoria Itinerante da Saúde.

AFOGAMENTOS – O Litoral também contará com o Centro de Recuperação de Afogados (CRA), implantado pelo Paraná em 2011. Pelo sexto ano consecutivo, o CRA funcionará em Matinhos, com estrutura e equipe especializada em urgências aquáticas.

A implantação do centro durante o verão já salvou dezenas de vidas. “O sucesso desta iniciativa foi tanto, que já incluímos o CRA na nossa estratégia de reforço das ações de saúde durante a temporada no litoral. Trata-se de um projeto que deu certo e tem sido importante para proteger a vida dos banhistas”, explicou a médica da coordenação da Rede Paraná Urgência, Beatriz Monteiro.

Saiba onde estarão das tendas da Saúde no Litoral:

MATINHOS – dias 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro a partir de 5 de janeiro até 1º de março, semanalmente de quinta-feira a domingo

Av. Atlântica (próximo à Rua Jacarezinho).

GUARATUBA – A partir de 5 de janeiro até 1º de março, semanalmente de quinta-feira a domingo Praça central (Praça Coronel Alexandre Mafra).

PONTAL DO PARANÁ – A partir de 5 de janeiro até 1º de março, semanalmente de quinta-feira a domingo

Praça central de Ipanema (ao lado da igreja).

Horário de funcionamento: das 8h30 às 17h30.

Previous ArticleNext Article