Temporada no litoral vai contar com 50 viaturas extras

Narley Resende


Metro Jornal Curitiba

O Verão Paraná 2016/2017 começa amanhã no litoral do Estado com reforços em segurança, saúde e infraestrutura para moradores e veranistas. A operação vai até a virada de fevereiro/março, quando acontece o Carnaval. Ao todo, até 1º de março (quarta-feira de cinzas), serão 70 dias. O verão, em si, começa hoje e vai até 20 de março.

Uma das principais novidades nesta temporada é a locação de 50 viaturas para uso exclusivo da Polícia Militar nas praias – em vez de deslocá-las. Na orla e em pontos turísticos, a policiamento preventivo também será feito a pé e de bicicleta.

Outra novidade é o aplicativo ‘Bombeiros Paraná-Verão’, desenvolvido pelo Simepar e Defesa Civil, com alerta de tempestades e informações sobre a condição do mar, balneabilidade e telefones de emergência. O app já está disponível para Android e em fase de finalização para iOS.

Na área da Saúde, o governo já repassou R$ 4,3 milhões para os sete municípios do litoral contratarem 5.445 plantões extras nos principais hospitais e prontos-socorros da região, incluindo aumento de profissionais e aquisição de materiais hospitalares e medicamentos.

Algumas tendas com testes rápidos e primeiros-socorros às vítimas de envenenamento por águas-vivas também serão espalhadas nas praias.

Segundo o chefe da Casa Militar e coordenador do Verão Paraná 2016/2017, coronel Adilson Castilho Casitas, os custos da operação são de R$ 27,5 milhões, incluindo despesas gerais como pessoal, veículos, equipamentos, locação de pousadas, diárias, entre outros. Entre policiais, guarda-vidas, médicos e enfermeiros, serão cerca de três mil profissionais a mais no litoral.

Reforço

Previous ArticleNext Article