Vídeo educativo orienta crianças a se defender de abuso sexual no Carnaval

Andreza Rossini


Para ajudar a prevenir casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a Rede Marista de Solidariedade, produziu e divulga um vídeo que orienta meninos e meninas a se defender de possíveis casos de abuso durante o Carnaval. No período, aumenta em 20% as denúncias de violações dos direitos das crianças.

Segundo Vinícius Gallon, coordenador da campanha Defenda-se, “pela grande movimentação de turistas brasileiros e estrangeiros, aumentam os casos de exploração e abuso sexual, e do tráfico de pessoas. Por isso, é importante alertar os meninos e as meninas sobre os cuidados que devem ter durante as festas dentro e fora de casa e estimular a autodefesa contra a violência sexual”.

[insertmedia id=a2xl146ivYY]

O vídeo que aborda especificamente a autodefesa no Carnaval apresenta orientações como a utilização de uma pulseirinha ou crachá de identificação com nome completo e contato dos responsáveis; estar sempre acompanhada de alguém de confiança; combinar com os pais ou responsáveis um local de referência, caso se perca; evitar ficar sozinha em locais escuros e que pareçam perigosos; não dar atenção a estranhos que a abordem para conversar, passear, oferecer dinheiro ou doces; conhecer seu próprio corpo, identificando os carinhos que fazem mal, daqueles que fazem bem.

De acordo com o último balanço anual do Disque 100, realizado em 2015, das 153.510 denúncias de violações de direitos humanos feitas ao canal, 11,42% (17.583) foram de violência sexual (abuso e exploração). Desse total, 45% foram contra meninas e 39% contra meninos. Entre as principais vítimas estão as crianças de 4 a 11 anos, público prioritário da campanha Defenda-se, com 40% das denúncias. Uma parcial dos dados do primeiro semestre de 2016 divulgados também pelo Disque 100, mostrou que de janeiro a junho, das 79.587 denúncias registradas, 8.891 (11,17%) foram de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A série completa de vídeos está disponível neste site.

Previous ArticleNext Article