A história do Tropeirismo no Paraná

José Wille


O tropeirismo foi uma atividade econômica de muita importância para o Brasil. A antigas tropas percorriam longas trilhas, ligando as regiões brasileiras, e levando animais e produtos para a venda. Este ciclo começou no século dezessete, e prosseguiu até o início do século passado.

No território paranaense os tropeiros paravam para dormir, para esperar passar a temporada de chuva, e o nível dos rios baixar, para poder passar com os animais. Nas invernadas o gado ganhava peso, para ter mais valor em São Paulo. E foi ao longo destas trilhas que surgiram muitas cidades. Veja a história do tropeirismo no vídeo abaixo, produzido na TV Band Paraná com apoio desta coluna.

 

Clique aqui  para encontrar outras publicações desta coluna.

Clique aqui para conhecer o grupo Memória Paranaense, criado por este portal no Facebook. Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”. E ajude a preservar esta história.

Aqui está o grupo Memória de Curitiba, criado por esta coluna.

Aqui está o grupo de fotos atuais de todas as cidades do Paraná.

E aqui está a lista dos principais grupos de fotos antigas das cidades do Paraná, criados ou catalogados por esta coluna. Abra a página, clique em cima do nome da cidade escolhida, e depois de abrir a página, clique em “participar do grupo”. E ajude a contar a história de sua cidade, preservando fatos antigos e fotos. São todos grupos exclusivamente de fotos e vídeos antigos, não possibilitando a publicação de temas como política, religião, comercial, e outros assuntos fora do objetivo principal.

Contato com José Wille

 

 

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="748872" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]