O primeiro grande acidente aéreo na região de Curitiba

José Wille

 

Foi um avião “Convair”, como o da foto acima, que caiu em 1958, perto da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais. Era o segundo grande acidente aéreo da história do Paraná, com 18 mortos, entre os 24 ocupantes. E o mais grave da região de Curitiba.

.

O final de tarde era de chuva forte, e o avião pode ter sido atingido pelo vento, quando se preparava para descer no Aeroporto Affonso Pena. Considerando o número de mortes, foi o segundo mais grave acidente da história paranaense. Morreram o então senador e ministro da Justiça, Nereu Ramos, o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal. Entre os mortos estavam ainda os cinco tripulantes, e o padre Osvaldo Gomes, um dos fundadores do Colégio Medianeira de Curitiba.

 

O avião tinha saído de Porto Alegre, com escala em Florianópolis. Em Curitiba o piloto sobrevoava a região, esperando autorização para descer, que viria da torre de controle do aeroporto. Mas houve preferência para uma decolagem. Logo a seguir o avião da Cruzeiro, pilotado pelo comandante Licínio Correia Dias, caiu na região de Capão do Cerrado, próximo à Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, a 30 quilômetros de Curitiba.

 

 

Vídeo produzido com apoio desta coluna na Band Paraná sobre o acidente.

 

.

.

Veja abaixo algumas fotos do acidente, postadas por Beatriz Brito, de São José dos Pinhais. Ela conta que o avô Rolf era taxista e gostava de fotografia. Estas fotos foram feitas por ele, no dia do acidente. O taxista, já falecido, dizia não haver outro registro fotográfico do caso.

.

avião sjp 2 jws

.

avião sjp 3 jws

.

Nota da Aeronáutica no histórico de acidentes:

6 De Junho – O avião Convair CV-440 da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis (SC), acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes. Também faleceram no acidente o Ex-Presidente da República Nereu Ramos, o Governador de Santa Catarina Jorge Lacerda e Leoberto Leal, então deputado federal.

 

Clique aqui para conhecer o grupo Memória da Aviação no Brasil, criado por esta coluna. E aqui está o grupo “Memória Paranaense.  Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”.

 

.

Edições de jornais da época abaixo:

.

estadão ---- avião - 1958 - 19580617-25497-nac-0052-999-52-not

 

 

.

 

.

Clique aqui  para encontrar outras publicações desta coluna.

 

Clique aqui  para abrir a nossa outra coluna, “Sua Comunicação”  neste portal.

 

Contato com José Wille

.

.

.

 jose.wille

Previous ArticleNext Article