Adaptação de Shakespeare tem apresentações gratuitas na Santos Andrade

Narley Resende


Com assessoria

O espetáculo “Prospero e os Orixás – A tempestade”, de Erida Castello Branco, é uma divertida adaptação da peça teatral “A tempestade”, um dos mais importantes textos do dramaturgo inglês William Shakespeare.  As apresentações no 26º Festival de Curitiba acontecem na Praça Santos Andrade, nesta segunda (3) e terça-feira (4), às 17h. O espetáculo é gratuito. 

A peça de teatro de rua leva para o público, através da simplicidade poética do cordel, o universo da obra povoada de entidades poderosas, controversas e contraditórias. Seguindo o roteiro da história original, a adaptação substitui todos os seres mágicos da obra por entidades igualmente poderosas das religiões afro-brasileiras.

A história de Próspero, um nobre erudito, exilado em uma ilha durante um golpe político, é recontada em novo cenário: o Brasil, país de dimensões continentais e grande miscigenação cultural. Na adaptação, ele desenvolve poderes extraordinários através de estudos exotéricos e contatos com orixás e exús, que vão dando forças e esperanças da volta vitoriosa à sua terra. Em paralelo, o amor floresce entre Miranda, a filha do nobre mago, e Fernando, o filho de seu inimigo político, ambos náufragos por intervenção de Iemanjá. 

As encenações em praças públicas são a marca do Grupo Tá Na Rua, que, através do canto e da dança, levam arte e cultura às ruas de todo o Brasil há quase 40 anos.

Serviço: Próspero e os Orixás – A Tempestade.

Dias 03 e 04 de abril (segunda e terça-feira), às 17h.

Praça Santos Andrade. Gratuito. 

Previous ArticleNext Article