Festival de Teatro começa nesta terça

Narley Resende


A 26ª edição do Festival de Teatro de Curitiba começa nesta terça-feira (28), com grandes nomes das artes brasileiras em cena. Quem abre a edição é a atriz convidada Fernanda Montenegro com a leitura dramática de ‘Nelson Rodrigues Por ele Mesmo’.

O elenco que compõe as atrações da Mostra é formado por nomes como Fernanda Torres, Andrea Beltrão, Camila Pitanga, Caio Blat, Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz, Marcelo Serrado, entre muitos outros.

Três atrações da Mostra são internacionais, enquanto oito espetáculos nacionais farão estreia no palco durante o Festival.

A novidade este ano é que o público pode adquirir seus ingressos online e pelo aplicativo do Festival de Curitiba 2017.

A bilheteria oficial está no ParkShopping Barigüi, e também podem ser comprados no site do Festival (www.festivaldecuritiba.com.br).

O Festival de Curitiba de 2017 receberá também o Movva, com cinco apresentações de dança. Nove espetáculos da Mostra serão gratuitos: os cinco que compõem a Curitiba Mostra e aqueles com apresentações em praças da cidade.

Além dos espetáculos, performances, intervenções e dos dois shows musicais, a programação inclui ainda uma série de ações, oficinas, conversas após as peças, encontro de crítica e curadoria e outras atividades de estímulo à formação do pensamento, às trocas entre artistas e entre artistas e público.

Entre os convidados dos encontros está o diretor José Celso Martinez Corrêa, que conversa com o público no dia 4 de abril.

  • 1,6 mil pessoas, entre atores, produtores e organizadores, fazem parte da principal mostra paralela do Festival de Teatro, o Fringe. 53 espaços da cidades serão ocupados pelas 303 atrações vindas de todos os lugares do país e do exterior.
  • 38 atrações fazem parte da Mostra Principal, que reúne 8 estreias nacionais e três internacionais. Além disso, haverá 5 espetáculos de dança que fazem parte da mostra ‘Movva’.
  • 25 chefs de todo o Brasil se reúnem na nona edição do Gastromix para apresentar o melhor da culinária brasileira e internacional. O evento acontece no Museu Oscar Niemeyer,
  • 20 artistas fazem parte da mostra MishMash, dedicada a espetáculos voltados para a diversão em família em clima de circo. Todas as apresentações acontecem no Park Cultural.
Espetáculo 'Involuntários da Pátria'
Espetáculo ‘Involuntários da Pátria’

Estreias nacionais

A mostra principal do Festival de Teatro conta com oito estreias nacionais: ‘Blank’, ‘Eu Sou’, show de Gaby Amarantos, ‘Louca Pelo Cheiro do Mar’ e os cinco espetáculos que integram a II Curitiba. Destaque para a peça ‘Blank’, do aclamado dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour Com texto traduzido por Maurício Ayer. A montagem terá Eduardo Moscovis, Débora Bloch, Caio Blat, Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier no elenco.

Atribuindo ao público a responsabilidade de decidir sobre os caminhos do enredo, ‘Blank’ se transforma em uma máquina geradora de histórias em que é compartilhada a trajetória do dramaturgo, do performer e de um membro aleatório da plateia.

Mostra paralela democratiza Festival de Teatro

Em sua 20ª edição, o Fringe do Festival de Curitiba oferece 303 espetáculos. Do total, 66 atrações são grátis, 45 acontecem em espaços públicos – 12 praças, dois terminais de ônibus e três ruas da cidadania. Em 41, o público escolhe o quanto paga. Serão 11 mostras especiais, uma delas internacional, com espetáculos de Portugal.

Público infantil tem programação garantida

O Guritiba, com espetá- culos voltados ao público infanto-juvenil, chega a sua 9ª edição no Festival de Curitiba 2017, com três peças apresentadas no Museu Oscar Niemeyer e Park Shopping Barigüi. A programação conta também com a XPerience, uma feira de ciências divertida e educativa e outros três eventos gratuitos e itinerantes.

Entretenimento para crianças e adultos

Mágica, malabarismo, comédia, teatro e muito mais fazem parte do MishMash, a atração de variedades para a famí- lia do Festival de Curitiba, programada para os dias 8 e 9 de abril no ParkCultural do Park Shopping Barigüi. Este ano, serão 20 artistas, que têm como objetivo divertir adultos e crianças.

Comédia quebra clima do festival com estilo

Um dos eventos paralelos mais disputados do Festival de Teatro, o Risorama, reúne em sua 14ª edição mais de 30 comediantes para garantir a diversão do público. Com a curadoria de Diogo Portugal, o Risorama reúne estão nomes como Rafael Portugal (Porta dos Fundos), Sérgio Mallandro, Evandro Santo (o Christian Pior) e Rafael Cortez (ex-CQC).

Festival também tem espaço para sabores

A 9.ª edição do Gastronomix – primeiro evento de gastronomia ao ar livre do país, que desde 2008 reúne no Festival de Curitiba profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil – ocorre nos dias 08 e 09 de abril, no MON (Museu Oscar Niemeyer), em Curitiba. O Gastronomix tem a curadoria do chef Celso Freire.

Iniciativa une público à arte

Através de ‘Interlocuções’, a Mostra do Festival de Teatro de Curitiba 2017 pretende promover a formação cultural e estreitar a relação dos espetáculos com um novo público.

A iniciativa realizará encontros, palestras, bate-papos, encontros de curadoria, crítica e dança, debates e oficinas gratuitas a partir desta quinta-feira, até o dia 9 de abril, no Paço da Liberdade.

O objetivo é promover todos os tipos de arte, em todas as suas formas, para que o público possa ter um real contato com o teatro e a cidade.

As atividades são dirigidas para os mais variados públicos, desde atores amadores a estudantes, escritores, bailarinos e performers, e muito mais.

Em evento especial, o dramaturgo Zé Celso Martinez, o ator Renato Borghi, o diretor Amir Haddad, Noilton Nunes e Elcio Nogueira, estarão presentes para apresentação do filme ‘O Rei da Vela’, seguido de debates, sob a mediação de Lúcia Camargo, dia 4 de abril. Será exibido o filme na íntegra, com duração de 3 horas.

Nessa data serão comemorados os 80 anos de Zé Celso e Borghi. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo e-mail oficinas@festivaldecuritiba.com.br

Comida também vira arte

O evento mais saboroso do Festival de Teatro reú- ne grandes nomes da gastronomia nacional em paralelo aos palcos para uma verdadeira ‘mostra’ dos melhores pratos e quitutes de chefs renomados.

Nesta edição, serão ofertados 25 versões distintas de quitutes – com delícias para todos os paladares.

Entre os paranaenses, a dupla de chefs Giovanna Smaka e Guilherme Ceschim, proprietários de um restaurante, dão um toque jovem à culinária alemã e trazem para o Gastronomix o prato Spätzle com joelho de porco, farofa à pururuca e crispe de repolho roxo.

Para adoçar o paladar, cinco barracas com profissionais da cozinha da capital paranaense criaram versões para lá de açucaradas.

Polyana Batista apresenta o ‘Paris Brest’, que leva chocolate, sorvete de café, caramelo e avelãs laminadas.

Carolina Garofani vem com a torta assada de frutas vermelhas mais especiarias. Já Karyne Lankoski, traz as barrinhas de chocolate branco com maracujá e framboesa.

O evento conta com muitos outros pratos especiais, e acontece nos dias 08 e 09 de abril, das 12h às 20h. A entrada custa R$12.

Mostra reúne peças gringas. Das 38 atrações da Mostra principal do Festival de Teatro de Curitiba, três espetáculos são internacionais: ‘Moçambique (foto)’, ‘Olympia’ e ‘O que podemos dizer do Pierre’.
Mostra reúne peças gringas. Das 38 atrações da Mostra principal do Festival de Teatro de Curitiba, três espetáculos são internacionais: ‘Moçambique (foto)’, ‘Olympia’ e ‘O que podemos dizer do Pierre’.

 

Programação

A programação completa do Festival de Teatro, incluindo as mostras paralelas, está no site ‘www.festivaldecuritiba.com.br’.

• Mostra Festival de Teatro Curitiba 2017

A venda de ingressos para os espetáculos que acontecerão no Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, Guairinha e mini-Guaíra), será realizada pelo Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Entradas para os demais espetáculos podem ser adquiridas pelo site do Festival (www.festivaldecuritiba.com.br), pela bilheteria do Park Shopping Barigüi ou pelo aplicativo.

• Fringe

A mostra paralela reúne 303 atrações em 53 espaços de Curitiba. Os espetáculos de rua totalizam 45: 12 em praças, 2 em terminais de ônibus e 3 em ruas da cidadania. São 11 mostras especiais (uma portuguesa, uma do Rio de Janeiro, uma de Minas Gerais e seis mostras locais). No total, são 66 atrações gratuitas, e 41 com a política ‘pague quanto vale’. Mais informações da programação podem ser obtidas pelo site ‘www.festivaldecuritiba.com.br/fringe‘.

• Guritiba

A mostra dedicada aos pequenos reúne quatro espetáculos: ‘A Arca de Noé’, ‘Isso é Rock, bebê’ e ‘Simbad, o navegante’. Além disso, será ofertadas uma feira educativa, a XPerience. Ingressos e mais informações pelo site ‘www.festivaldecuritiba.com.br/guritiba‘.

• MishMash

A mostra reúne 20 artistas que se apresentam em espetáculos simultâneos em clima de circo. Mais informações pelo site ‘www.festivaldecuritiba.com/mishmash‘.

• Risorama

A mostra dedicada à comédia reúne 40 artistas em espetáculos no ParkShopping Barigüi, onde fica a bilheteria oficial. Mais informações pelo site ‘www.festivaldecuritiba.com.br/risorama“.

• Gastromix

O Gastromix acontece nos dias 8 e 9 de abril, e reúne chefs de todo o pais no MON (Museu Oscar Niemeyer). A entrada custa R$12 e pode ser adquirida na hora. Mais informações pelo endereço ‘www.festivaldeteatro.com.br/gastronomix‘.

Com Metro Jornal Curitiba

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="421495" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]