Refugiados apresentam músicas sírias no Festival de Teatro de Curitiba

Andreza Rossini


O grupo musical Alma Síria, composto por refugiados de Alepo, se apresenta na Mostra Teatro de Segunda, evento do Fringe, do Festival de Curitiba 2017, no próximo domingo (9).

O trio é integrado por imigrantes sírios vindos de Alepo, a maior cidade a Síria, onde houve confrontos militares de várias facções contrárias ao regime do país e as forças leais ao presidente Bashar AL-Assad. Com um saldo de aproximadamente 100 mil pessoas mortas em combate, segundo a ONU.

Os artistas vão apresentar músicas árabes tradicionais, instrumentais e cantadas em árabe e aramaico. O trio está no Brasil há 3 anos e traz como missão transmitir a cultura e música tradicional da Síria.

A Mostra Teatro de Segunda é um encontro semanal de pesquisa artística do Fringe, dentro do Festival de Curitiba, cujo objetivo é o compartilhamento de experiências e trabalhos de dramaturgia, música, dança e gastronomia, além de leituras de textos, críticas e performances.

Após a apresentação, será realizado um bate-papo com um dos curadores do Festival, Marcio Abreu.

Conheça os artistas

Myria Tokmaji, 26 anos, toca Qanun, um instrumento de cordas do século X, semelhante a uma cítara com uma caixa de ressonância em forma de trapézio. Outro membro do grupo é seu irmão Abed Tokmaji, de 32 anos, no instrumento chamado similar ao alaúde usualmente tocado no Oriente Médio, e Lucia Loxca, esposa de Abed, de 26, a vocalista do trio.

“Nosso objetivo é divulgar a cultura do povo da Síria”, resumiu. Ela chegou ao Brasil em 2013, indicada por um conhecido que já estava em Curitiba há sete meses. Na seqüência 16 pessoas da família chegaram à capital paranaense e se instalaram em uma casa, no bairro Bigorrilho. “Não foi uma escolha nossa vir pro Brasil, foi o único país que nos recebeu legalmente como refugiados, e não temos perspectiva de voltar pra Síria por causa da guerra, que ainda não acabou. Acho que somente os meu pais voltariam”, concluiu Myria.

Convidados para participar da Mostra Teatro de Segunda, o Alma Síria, vai se apresentar às 15 horas nos Encontros do Ap. , espaço alternativo onde acontecessem vários espetáculos do Festival, num apartamento na Rua Treze de Maio 1001 apartamento 01.

Serviço:

Data: Domingo, 09/04 – 15 horas

Local: Encontros do Ap – Rua Treze de Maio, 1001 – Ap 1

Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 a meia. A bilheteria abre 1 hora antes do evento.

Mais detalhes disponíveis no site da Mostra.

Veja a programação completa da Mostra Teatro de Segunda:

17342830_765466383618031_3465646910917563501_n

Previous ArticleNext Article