Conservatório de MPB retoma aulas presenciais em Curitiba

As opções oferecidas pelo espaço vão de canto a uma variedade de instrumentos, disciplinas teóricas e práticas de conjunto, além de aulas exclusivas para crianças.

Redação - 17 de fevereiro de 2022, 15:20

Foto: Cido Marques
Foto: Cido Marques

O Conservatório de Música Popular Brasileira (MPB) de Curitiba retomou nesta semana as aulas presenciais de 24 cursos semestrais. O espaço da Fundação Cultural de Curitiba ficou em silêncio por dois anos em razão da pandemia de Covid-19.

Nesse período, o ensino da música aconteceu em ritmo virtual e o retorno ao presencial agradou alunos e frequentadores do tradicional espaço da Fundação Cultural de Curitiba, referência nacional em formação musical.

“A gente teve só duas ou três aulas presenciais e depois foi tudo on-line, e é muito bom voltar e ver meus amigos de novo, eu gosto bem mais do presencial”, diz João Pedro Hilú, 10 anos, aluno de violão.

Maria Regina Hilú, mãe do João Pedro, que mora no bairro de Santa Felicidade, também comemora o retorno das aulas de música no modo presencial. “É importantíssimo para o desenvolvimento emocional e intelectual da criança, ainda em um espaço como esse, que oferece esse tipo de aprendizado”, afirma.

O retorno das atividades do Conservatório de MPB segue os protocolos sanitários vigentes estabelecido pela Prefeitura de Curitiba, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento entre os alunos e professores. 

As aulas estão distribuídas nos três períodos: manhã, tarde e noite, com opções que vão de canto a uma variedade de instrumentos, disciplinas teóricas e práticas de conjunto, além de aulas exclusivas para crianças.

Novas vagas

Novas vagas para os cursos do Conservatório de MPB deverão abrir a partir do segundo semestre de 2022.  No campo do ensino, o Conservatório de Curitiba é uma escola de excelência que reúne instrumentistas e professores de alto nível profissional. No espaço funciona também uma biblioteca com volumes específicos de músicas, reportagens sobre artistas da MPB e fonoteca.

O CMPB de Curitiba fica no Solar dos Guimarães, casarão do século 19, na esquina das ruas Mateus Leme com a Treze de Maio, no São Francisco.