Geral
Corpo de vítima desaparecida em cooperativa de Palotina é encontrado

Corpo de vítima desaparecida em cooperativa de Palotina é encontrado

Wicken Celestin, de 55 anos, é a nona vítima da explosão em um silo de grãos da C.Vale registrada na última quarta-feira (26)

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 31 de julho de 2023 - 15:05

Após seis dias de buscas, o corpo de Wicken Celestin, de 55 anos, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (31), na cooperativa C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná. Celestin é a nona vítima da explosão em um silo de grãos da empresa registrada na última quarta-feira (26). Segundo as equipes de resgate, a vítima foi encontrada por volta das 14h40.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirma que a retirada do corpo do homem é dificultada pelas “condições de destruição do local”. Ele estava em uma área subterrânea, que foi encoberta por dez mil toneladas de grãos com a explosão. O trabalhador fazia um serviço em um túnel abaixo de um armazém com capacidade para onze mil toneladas de grãos.

As buscas avançaram nas últimas horas, com câmeras e iluminação colocadas no local para garantir o monitoramento e a segurança dos bombeiros. Também foram usados dois cães na procura pelo homem, mas os animais não conseguiram identificar onde a vítima poderia estar.

Na manhã desta segunda (31) as equipes encontraram a identidade de Celestin, o que indicou o ponto onde ele poderia estar soterrado. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma das dificuldades de avanço era a exigência de aparelhos autônomos de respiração “por conta da atmosfera com gases nocivos à saúde”.

Veja também: Vídeo mostra momento da explosão em cooperativa de Palotina

EXPLOSÃO EM PALOTINA

A explosão nas dependências da cooperativa C. Vale, em Palotina, ocorreu na tarde da última quarta-feira (26) e causou a morte de nove trabalhadores. Outros onze funcionários ficaram feridos.

A cooperativa C.Vale informou, por meio de nota, que mais um dos 11 trabalhadores que se feriram recebeu alta, neste domingo (30). Paulo César Arets estava em um hospital de Cascavel, também no Oeste paranaense.

Sete pessoas seguem internadas em hospitais de Palotina, Londrina, Cascavel e Curitiba. A empresa informou, ainda, que custeia as despesas médicas dos funcionários hospitalizados.

Entre os trabalhadores que perderam a vida na tragédia em Palotina, oito são imigrantes haitianos. O velório e o sepultamento das sete vítimas que já haviam sido removidas dos escombros aconteceu na última sexta-feira (29). 

A cooperativa agrícola C. Vale é uma das maiores do país, com forte atuação no Paraná e em outros estados.

A Polícia Civil apura as causas do acidente. Mas ainda não há informações sobre o que pode ter ocasionado a explosão. Testemunhas estão sendo ouvidas para tentar estabelecer a dinâmica do acidente. O Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) também acompanha o caso.

Compartilhe