Covid-19: Fiscalização fecha 16 bares por aglomeração em Curitiba

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) abordou 25 estabelecimentos comerciais, sendo que 16 acabaram fechados po..

Redação - 22 de junho de 2020, 14:18

Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU)  na noite desta quinta (18) fiscalizando bares e restaurantes que estão descumprindo o decreto 774/20 da Prefeitura de Curitiba, que restringiu várias atividades comerciais por causa da bandeira Laranja de alerta para contaminação de Covid-19
Curitiba -  18/06/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) na noite desta quinta (18) fiscalizando bares e restaurantes que estão descumprindo o decreto 774/20 da Prefeitura de Curitiba, que restringiu várias atividades comerciais por causa da bandeira Laranja de alerta para contaminação de Covid-19 Curitiba - 18/06/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) abordou 25 estabelecimentos comerciais, sendo que 16 acabaram fechados por aglomeração, desrespeitando as regras de distanciamento social no combate à Covid-19. Desde quinta-feira(18) até domingo (21), os trabalhos de fiscalização foram intensificados pela Polícia Militar, em Curitiba.

As operações são feitas com equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e da Defesa Civil Estadual.

As 595 pessoas que estavam nos estabelecimentos abordados pelas equipes de fiscalização foram orientadas a ir para casa.

De acordo com o Coordenador Operacional da AIFU, tenente Carlos Henrique Casagrande, o esforço da Polícia Militar e de todos os órgãos municipais e do Corpo de Bombeiros é fazer valer o decreto municipal que restringe o funcionamento de estabelecimentos comerciais para inibir aglomeração de pessoas e conter o contágio do coronavírus.

“Abordamos diversos locais, em vários bairros da cidade, com base nas denúncias de aglomeração que chegam à Polícia Militar e à prefeitura de Curitiba. A ação tem sido constante e, com o trabalho colegiado, todos conseguem atuar com a segurança da Polícia Militar”, explicou.

Os agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Corpo de Bombeiros lavraram 41 autuações administrativas por irregularidades constatadas nos estabelecimentos. As equipes policiais abordaram 81 pessoas, sendo que duas acabaram encaminhadas para lavratura de Termo Circunstanciado (uma por ter uma máquina caça-níquel e a outra por uso de drogas).

DE QUINTA A DOMINGO

No domingo, por volta de 22 horas, durante ação em um bar no bairro Alto da XV onde havia aglomeração de pessoas, os policiais militares abordaram um carro com os faróis desligados. Com o motorista, de 19 anos, foi encontrado cigarro de maconha e R$ 248,00 em dinheiro.

O outro encaminhamento foi na noite de quinta-feira em um bairro Bacacheri, que foi flagrado aberto. Durante a vistoria foi encontrada uma máquina caça-níquel. O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado para lavratura de Termo Circunstanciado por jogo de azar e o dispositivo acabou apreendido.