Penitenciária feminina registra surto de Covid-19 entre servidores

Grasiani Jacomini - CBN Curitiba

penitenciária feminina tem surto de covid

A Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, registra surto de Covid-19 entre agentes penitenciários. Ao todo, 12 servidores testaram positivo para a doença. Há outros três casos suspeitos que aguardam resultado de exame, segundo nota encaminhada pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) à CBN Curitiba.

De acordo com a nota, até momento, não foram registrados casos entre as presas custodiadas na penitenciária feminina.

A direção determinou a interrupção das movimentações internas de presas para canteiros de trabalho, ensino, entre outros. Estão mantidos apenas, segundo o Depen, os serviços considerados essenciais. Outra medida foi o reforço dos protocolos de higiene em toda a unidade prisional.

 

Casos de covid foram identificados após testagem em massa dos servidores

 

O Depen afirmou ainda que os casos foram identificados após o pedido da direção da penitenciária para a testagem em massa de todos servidores, depois que uma agente penitenciária apresentou resultado positivo para a doença. A testagem foi realizada por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em nota o Depen informou também que a vacinação dos agentes penitenciários encontra-se em andamento. Os profissionais estão sendo vacinados, de forma gradativa, junto às forças de segurança pública do Estado.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que até esta terça-feira (18), 10.951 profissionais das forças de segurança e salvamento foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o Paraná. O total da população estimada para o grupo é de 169.057 pessoas. Com a segunda dose, 4.987 pessoas foram vacinadas.

Leia também: Covid no Paraná: Momento é muito difícil com leitos no limite, diz Beto Preto

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="765036" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]