Pesquisadores da UEM desenvolveram um capacete respirador para auxiliar no combate a Covid-19

Angela Luvisotto - BandNews FM Curitiba

capacete respirador, pesquisadores, uem, covid-19

Pesquisadores e alunos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) desenvolveram um “capacete-respirador” para auxiliar no enfrentamento a pandemia do coronavírus. Os responsáveis pelo projeto afirmam que o equipamento desenvolvido pela universidade tem um custo que chega a ser 25% menor do que o valor dos capacetes-respiradores importados, atualmente utilizados no mundo inteiro para enfrentamento da Covid-19.

Além disso, o equipamento pode ser reutilizado, outra vantagem do equipamento feito no Paraná. Para produzir algumas peças do aparelho, os pesquisadores utilizaram impressoras 3D. Em Maringá, no norte do Estado, alguns protótipos do equipamento estão sendo utilizados no Hospital Universitário.

Segundo os pesquisadores, o equipamento dá mais conforto aos pacientes que precisam de oxigênio por causa da Covid-19. Além do capacete, alunos e professores da UEM estão desenvolvendo um ventilador mecânico totalmente produzido na universidade. Atualmente o equipamento está em fase de testes e a expectativa é que todo o processo seja concluído em seis meses.

Previous ArticleNext Article