Quase 60% dos aprovados no Vestibular da UFPR são de escola pública

Redação


A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou ontem (15) o resultado do Vestibular 2019/2020. Dos aprovados, 59,79% são alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, conforme o levantamento divulgado pela instituição.

Nesta edição do processo seletivo, 38.453 candidatos se inscreveram. Do total de vestibulandos, 57,16% foram aprovados na concorrência geral e 2.219 candidatos foram aprovados pela política de cotas (Lei 12.711/12 e Lei 13.409/16), sendo a maioria deles (1.848) estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 362 pretos, pardos ou indígenas da escola pública. A política de inclusão também abrange candidatos com deficiência – foram nove aprovados.

Nascidos no Paraná são maioria (78,08%), com 90,71% residentes no estado e 52,97% em Curitiba. Candidatos de Engenharia Mecânica, Medicina e Engenharia Química tiveram os cinco melhores desempenhos.

A relação dos aprovados está disponível no site do NC–UFPR, no Aplicativo +UFPR e na página da UFPR no Facebook.

PROVAS

Dos candidatos que fizeram a primeira fase, 12.464 foram convocados para a segunda etapa do vestibular. As provas da primeira fase foram realizadas no dia 27 de outubro. Já as da segunda fase, com questões discursivas, nos dias 24 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 25 de novembro (questões discursivas específicas e provas de habilidades específicas).

Todos os convocados fizeram a Prova de Compreensão e Produção de Textos. Além dela, dependendo do curso, o candidato precisou responder até duas questões discursivas (em disciplinas específicas). Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música, por sua vez, exigiram provas de habilidades específicas.

O registro acadêmico dos classificados na Chamada Geral, tanto para o primeiro como para o segundo semestre, será realizado no período de 25 a 27 de janeiro e de 1º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus da UFPR, e obedecerá cronograma divulgado em edital.

Previous ArticleNext Article