Geral
Unidades de Saúde exclusivas para sintomas respiratórios não abrem neste sábado (5)

Unidades de Saúde exclusivas para sintomas respiratórios não abrem neste sábado (5)

Decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Saúde após verificar queda de quase 80% na procura por atendimento nos últimos sábados.

Redação - sábado, 5 de fevereiro de 2022 - 08:02

As 12 Unidades de Saúde exclusivas para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios não abrirão neste sábado (5) em Curitiba. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) após verificar queda de quase 80% na procura por atendimento nos últimos sábados, em comparação com a média nos dias de semana.

Com a estabilidade nos indicadores da pandemia, as unidades voltam a atender na segunda-feira (7), das 7h às 19h.

Tendência de queda nos indicadores Covid

Além da queda na procura por atendimento nas unidades de saúde especializadas no atendimento de sintomáticos respiratórios, a análise dos indicadores da pandemia (semana 27 de janeiro a 2 de fevereiro) apontam tendência de queda em Curitiba.

A taxa de retransmissão do vírus, que indica o número de novos contaminados para cada pessoa que estiver na fase ativa da doença, está em 0,77 – menor que há sete dias, quando o número estava em 1,07. O indicador abaixo de 1 demonstra desaceleração da pandemia.

Teleatendimento funciona aos sábados e domingos

Também está em queda a média móvel de casos confirmados por data da coleta do exame, que está em 2.263, redução de 30,6% com relação a semana anterior que estava em 3.262.

A SMS orienta, ainda, para que as pessoas com sintomas leves deem preferência para o atendimento pela Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. Por telefone, o usuário poderá ter seu caso avaliado por profissionais da Saúde, com os encaminhamentos necessários e agendamento de coleta de exame no período certo.

A Central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos. Nesse canal, quem suspeitar ter sido contaminado por covid-19 ou gripe será atendido por profissionais de saúde sem sair de casa e sem o risco de contaminar ou ser contaminado pelos vírus ao buscar atendimento presencial.

A pessoa também poderá ter a indicação e o agendamento de exame para data mais adequada, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas. A coleta não deve ser imediata, pois aumentam as chances de falso negativo devido à baixa carga viral.

Pela Central é possível receber orientação profissional, prescrição de medicamento para tratar os sintomas e também receber o termo de isolamento, tudo isso sem a necessidade de sair do conforto de casa.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência em saúde e que acarretam em risco à vida do paciente ou agravamento do quadro de saúde, abrem normalmente durante o final de semana.

Apesar disso, a SMS reforça para a que a população evite se deslocar para as UPAs em casos de sintomas leves, nessas situações deve-se sempre optar pelo teleatendimento.

Compartilhe