Coronavírus
Compartilhar

Com nova variante, Anvisa recomenda restrição para voos e viajantes de 6 países

A Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) publicou nesta sexta-feira (26) uma nota t√©cnica com o objetivo de s..

Redação - 26 de novembro de 2021, 13:57

Divulgação GRU Airport
Divulgação GRU Airport

A Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) publicou nesta sexta-feira (26) uma nota t√©cnica com o objetivo de servir de subs√≠dio e orientar as decis√Ķes do governo brasileiro referentes √† entrada de viajantes no pa√≠s e restri√ß√£o de voos, especificamente como decorr√™ncia da identifica√ß√£o de uma nova variante do Sars-CoV-2 (novo coronav√≠rus) identificada como B.1.1.529. As informa√ß√Ķes est√£o no portal da Anvisa.

A nota t√©cnica 203/2021¬† "Recomenda medidas restritivas de car√°ter tempor√°rio em rela√ß√£o aos voos e viajantes procedentes da √Āfrica do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Nam√≠bia e Zimb√°bue, em decorr√™ncia da nova variante do Sars-CoV-2 identificada como B.1.1.529."

Medidas de restrição a voos e viajantes contra nova variante do coronavírus dependem de decisão interministerial

De acordo com a Lei 13.979/2020, compete √† Anvisa emitir manifesta√ß√£o t√©cnica fundamentada de assessoramento √†s decis√Ķes interministeriais sobre eventual restri√ß√£o para ingresso no territ√≥rio brasileiro.

Por√©m, para ser efetivada, a medida depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Minist√©rio da Sa√ļde, pelo Minist√©rio da Infraestrutura e pelo Minist√©rio da Justi√ßa e Seguran√ßa P√ļblica.