Covid-19: Curitiba amplia leitos de UTI SUS para 378, maior número na pandemia

Redação

Covid-19 - vagas exclusivas de UTI crescem

Com a ativação, neste sábado, de mais 15 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19, Curitiba chegou às 378 vagas na terapia intensiva para portadores da doença. É o maior número desde o começo da pandemia, há um ano.  A Secretaria Municipal da Saúde ativou os novos leitos no Hospital Santa Casa.

Além dos 378 espaços de UTI, a rede pública conta com outros 486 leitos clínicos exclusivos para covid-19: um total de 864 leitos SUS exclusivos para covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os novos leitos vão além dos 553 inicialmente previstos no plano de contingência de enfrentamento à pandemia do município.

Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde, diz que com as novas ativações o município atinge sua capacidade máxima de expansão de leitos de UTIs exclusivos para a covid-19.

“O momento é delicado e precisamos de toda a colaboração da população para reduzir a transmissão da doença. Nosso sistema hospitalar não tem mais para onde expandir. Estamos fazendo o possível e o impossível para não faltar assistência para os curitibanos”, disse.

Novas vagas de UTI não dependem só de espaço físico

A secretária reforça declarações anteriores de que abrir novos leitos não depende apenas de espaço físico. “Um leito para pacientes com covid-19 exige muita complexidade, equipamentos adequados e profissionais intensivistas especializados, tudo isso tem um limite”, explicou a secretária.

Cerca de 50% dos atendimentos de pacientes de covid-19 em Curitiba são feitos pela rede privada e a outra metade pela pública. Mas Curitiba, por ser a cidade com maior capacidade hospitalar, também recebe pacientes da região metropolitana. Para a secretária, será necessário um esforço conjunto para passarmos por esse momento.

“Nós precisamos que tanto a rede privada quanto os demais municípios do Paraná reforcem suas estruturas assistenciais”, ressaltou Márcia.

Ocupação nas UTIs da covid-19 segue alta

Mesmo com a ativação das novas vagas, a taxa de ocupação das UTIs segue alta. Neste sábado (27) a taxa de ocupação dos 378 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 93%. No momento restam 25 leitos livres.

A taxa de ocupação dos clínicos SUS covid-19 também vem aumentando: 87% dos 486 leitos clínicos estão ocupados. A capital que chegou a ter mais de 200 leitos clínicos livres em um dia, tem hoje apenas 64.

 

Leia também: Serviços essenciais: Veja a lista das atividades que podem funcionar no Paraná

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="747995" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]