Coronavírus
Compartilhar

Prefeitura de Curitiba orienta pessoas com sintomas respiratórios; veja as dicas

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) orienta que as pessoas com sintomas respiratórios entrem em contato co..

Redação - 28 de dezembro de 2021, 14:36

(Luiz Costa/SMCS)
(Luiz Costa/SMCS)

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) orienta que as pessoas com sintomas respiratórios entrem em contato com a Central através do telefone (41) 3350-9000. O atendimento telefônico está disponível em todos os dias da semana, das 8h às 20h.

De acordo com a SMS, o cidadão com sintomas leves (sem falta de ar) procure a Central para que receba o atendimento de profissionais da Saúde sem precisar sair de casa. O profissional avalia cada caso e vai recomendar as medidas de acordo com cada situação, que varia entre isolamento domiciliar, prescrição de medicamento até encaminhamento para atendimento médico presencial.

“A procura pela  Central 3350-9000 também contribui para evitar a transmissão de doenças como a covid-19 e a gripe, visto que o usuário com sintomas não precisa sair de casa, em um fluxo adequado”, diz o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da SMS, Pedro Almeida.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DE CURITIBA NA ÚLTIMA SEMANA DE 2021

A cidade de Curitiba continua com o calendário de vacinação contra a Covid-19 até a próxima quinta-feira (30). As 21 unidades de saúde da capital paranaense estão abertas das 8h às 17h para vacinar a população.

Curitiba antecipou a vacinação para as pessoas com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose entre 13 e 19 de agosto. Além disso, as pessoas já convocadas para a primeira, segunda doses ou reforço, que ainda não compareceram, também pode receber a vacina. Confira o cronograma:

  • Primeira dose para pessoas com 12 anos completos ou mais;
  • Repescagem de segunda dose de pessoas anteriormente convocadas;

Repescagem de segunda dose de pessoas anteriormente convocadas:

  • Terça-feira (28/12): todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 13 de agosto (antes era 6 de janeiro);
  • Quarta-feira (29/12): todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 17 de agosto (antes era 7 de janeiro);
  • Quinta-feira (30/12): todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 19 de agosto.