UFPR divulga ensalamento do vestibular; provas serão no domingo

Ao todo, 42.598 candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná disputarão 5.340 vagas em 125 cursos de graduação.

Redação - 09 de fevereiro de 2022, 15:54

Novo 0
Novo 0

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quarta-feira (9) o ensalamento da prova do vestibular 2021/22. O concurso acontece no próximo domingo (13), a partir das 14 horas, nas cidades de Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos.

Os 42.598 candidatos inscritos no vestibular da UFPR, que disputarão 5.340 vagas em 125 cursos de graduação, podem conferir o comprovante de ensalamento no site do Núcleo de Concursos.

A instituição orienta que os candidatos verifiquem antecipadamente a localização de suas salas de prova e saiam de casa com a antecedência necessária para evitar atrasos, contando inclusive com eventuais contratempos. Recomenda-se ainda levar o comprovante de ensalamento impresso.

A apresentação de documento de identidade com foto recente (ou fotocópia do documento autenticada em cartório) e o uso de máscara são obrigatórios.

Para os candidatos que farão a prova em Curitiba e pretendem ir de ônibus, a relação de linhas que passam nos locais de prova, com os principais pontos de parada, está disponível no site da Urbs. A Urbs informou que haverá reforço em todas as linhas.

O vestibular acontece em fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos na segunda-feira (14). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e às 13h30 todas as portas de acesso às salas serão fechadas.

Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Protocolos de segurança contra a Covid-19

Os candidatos serão distribuídos em 2.884 turmas, além de 30 turmas de atendimento especial. Por causa das medidas de prevenção exigidas pela pandemia de Covid-19, a ocupação das salas de prova será de apenas 70% da capacidade física.

Ao todo, serão 40 locais de prova nas cinco cidades e 4.543 colaboradores atuando na realização do processo – desde a logística até a aplicação da prova.

A prova tem início marcado para as 14 horas e terá 5h30 de duração. Serão 60 questões objetivas e uma prova de compreensão e produção de textos, composta de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual. O gabarito deve ser preenchido com caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta. Os candidatos também devem levar lápis, apontador e borracha.

Os candidatos só poderão deixar as salas decorrida 1h30 do início da prova, e levar consigo o caderno de provas a partir das 17 horas.