Negócios Locais
Compartilhar

Dobra número de distribuidoras de bebidas no Paraná

Dados da Receita Federal mostram que no Brasil foram criadas de 48,4 mil novas distribuidoras varejistas de bebidas entr..

Redação - 20 de janeiro de 2021, 10:06

Qywee/Pixabay
Qywee/Pixabay

Dados da Receita Federal mostram que no Brasil foram criadas de 48,4 mil novas distribuidoras varejistas de bebidas entre janeiro e outubro de 2020, o que representou um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, justamente após o período mais crítico do avanço da pandemia, é que foram registrados os maiores números de criação dessas empresas no país. No Paraná, em 2020, o número  de novas empresas do segmento foi de 3.732, o maior dos últimos dez anos, e o de fechamentos foi de 998 empresas, o menor desde 2014. As informações são do Sebrae/PR.

O saldo de novas distribuidoras de bebidas foi de 2.734, mais do que o dobro em relação a 2019. E apenas nos primeiros 11 dias de 2021, 85 novas empresas do setor foram criadas.

Roberto Carlos da Silva Grzybovski é um desses novos empreendedores. Após concluir período de serviços nas Forças Armadas, ele abriu, no mês de outubro, uma distribuidora em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Segundo ele, o aumento no consumo de bebidas foi o principal motivador para a escolha do negócio, que tem apresentado bons resultados nos primeiros meses de funcionamento.

“Abrimos o negócio em meio à pandemia já com todos os requisitos necessários. Tivemos um bom início e a cada mês fomos crescendo. Temos uma expectativa muito positiva, mesmo com a abertura de uma outra distribuidora na mesma rua”, explica.

E, claro, esse é um dos segmentos de ideias de negócios mais procuradas no Portal Sebrae. Para incentivar e inspirar os futuros empresários, o Sebrae preparou cinco passos para montar uma distribuidora de bebidas. São dicas e orientações para planejar o negócio e realizar o sonho de empreender. As informações completas podem ser encontradas encontrar na página “Ideias de Negócios” – segmento Distribuidoras de Bebidas. Há também uma série de vídeos produzidos especialmente para tratar do assunto. Essas informações não substituem a elaboração de um Plano de Negócio, que dá uma visão detalhada sobre os aspectos de abertura de uma empresa levando em conta o contexto do mercado.

 

Consumo de bebidas em casa, a tendência da pandemia

Liciana Pedroso, consultora do Sebrae/PR, explica que a pandemia e o isolamento social fizeram com que as pessoas passassem a comprar bebidas em vez de ir até bares e restaurantes ou mesmo confraternizações em família. Assim, o consumo dentro de casa aumentou bastante no período. E o crescimento da demanda fez surgir vários negócios para atender essa nova necessidade.

Mas ela destaca que serão bem-sucedidos os empresários do setor que se dedicarem a entregar um serviço de excelência e seguro para fidelizar os clientes e manter a frequência de vendas mesmo após o fim da pandemia.

“Tem que se atentar para a qualidade. Oferecer bebidas geladas, respeitar o prazo e ser pontual nas entregas, criar combos atrativos, fazer parcerias com empresas de outros segmentos da alimentação”, orienta.

Um dos diferenciais do serviço é a comodidade que ele oferece aos clientes. E isso, segundo Liciana, não deixará de ser levado em conta após o período de isolamento social.

 

Leia também: Laboratório completa 30 anos e fecha 2020 com crescimento