Rodízio de água em Curitiba e Região será suspenso no Natal e Ano Novo

Redação

Rodízio de água em Curitiba e Região será suspenso no Natal e Ano Novo pela Sanepar

O sistema de rodízio de água da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana será suspenso a partir desta terça-feira (22), até o dia 3 de janeiro (domingo), devido aos feriados de Natal e Ano Novo.

Segundo a Sanepar, o nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana é de 40,86%, nível registrado pela última vez no mês de maio.

A suspensão do rodízio no Natal e Ano Novo foi possível graças à combinação das chuvas do fim de novembro e início de dezembro e do uso econômico da água pela população.

Somente nos primeiros 15 dias de dezembro, o acumulado de chuva foi de 160,6 milímetros.

“Analisamos o impacto da medida e ajustamos a operação por ser este um momento sensível de partilha e confraternização entre as famílias”, explicou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Essa suspensão do rodízio de água não contempla alguns bairros de Almirante Tamandaré, Colombo, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Bocaíuva do Sul, que não fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC). Nestas cidades a captação de água é feita por meio de poços e neste caso as chuvas não alteraram a disponibilidade de água.

Os moradores desses municípios podem checar a continuidade no rodízio de água durante o Natal e o Ano Novo no site da Sanepar.

O rodízio de água foi autorizado pelo Governo do Paraná que colocou o estado em situação de emergência hídrica. Isso porque a Região Sul do Brasil se encontra sob forte estiagem, com os níveis de chuva abaixo da média histórica.

Para evitar a ampliação no desabastecimento, a Sanepar recomenda aos usuários que reaproveitem a água da lavagem de roupas para a jardinagem, limpeza de calçadas e também na descarga do vaso sanitário.

Da mesma forma o uso consciente da água no chuveiro, na lavagem de louças, na escovação de dentes e também no ato de fazer a barba também são recomendados.

Em caso de dúvidas, ainda é possível contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar pelo número 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia.

LEIA MAIS: Barreiras sanitárias serão feitas nas entradas das cidades do litoral

Previous ArticleNext Article